• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Minas Gerais ganha projeto pioneiro de sustentabilidade

Minas Gerais ganha projeto pioneiro de sustentabilidade

November 27, 2020 by admin Leave a Comment

Exposição feita com material reciclado pelo CMRR

Exposição feita com material reciclado pelo CMRR

Centro Mineiro de Referência em Resíduos desenvolve ações na área de preservação ambiental e incentiva o consumo consciente

O Governo do Estado de Minas Gerais inaugurou o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), projeto pioneiro no país na área de gestão ambiental. Sob a responsabilidade da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o centro além de trabalhar na área de preservação do meio ambiente também atua como núcleo irradiador de parcerias entre o poder público, iniciativa privada e terceiro setor, para formulação de projetos ambientais e para promoção do consumo consciente.

Entre as atividades desenvolvidas pelo centro, destaque para capacitação e apoio aos gestores públicos sobre o uso adequado dos recursos naturais e a reutilização de resíduos. Dentro desta proposta, o CMRR oferece uma estrutura para atendimento personalizado, com informações sobre fontes de financiamento, ICMS Ecológico, legislação e estratégias para a indução da prática dos 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar). O centro oferece ainda apoio para os gestores adquirirem referenciais metodológicos e softwares de gestão de resíduos.

“Com a criação do CMRR, o Governo de Minas assumiu o compromisso com a sustentabilidade, ou seja, de liderar a articulação entre os setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas para transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais. O que é resíduo para uma empresa transforma-se em matéria-prima em outro setor”, destaca a diretora-executiva do CMRR, Vera Schaper.

O CMRR disponibiliza ainda, no portal eletrônico http://www.cmrr.mg.gov.br, o Inventário de Resíduos de Minas Gerais, um banco de dados com informações sobre a geração e o local de disposição dos resíduos domésticos e industriais nos municípios mineiros. O documento, elaborado em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla), traz dados referentes aos resíduos domésticos reunidos como resultado do programa Minas sem Lixões, realizado no Estado desde 2003.

“Até 2011, as metas do CMRR, por meio das ações do programa Minas sem Lixões, são a erradicação de 70% dos lixões no Estado e a disposição final de 60% dos resíduos sólidos urbanos gerados no Estado em sistemas tecnicamente adequados e devidamente licenciados pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) – aterro sanitário ou usina de triagem e compostagem de lixo”, explica Schaper. Para alcançar esse resultado, o programa Minas sem Lixões promoverá somente no segundo semestre de 2007 cerca de 10 seminários para capacitação de gestores municipais.

Outro foco de atuação do centro é a promoção de atividades que estimulem a prática do consumo consciente. Segundo Shcaper todas as ações desenvolvidas pelo CMRR têm como alicerces este exercício. “Esse conceito está atrelado ao de responsabilidade individual. Avaliar constantemente os valores e princípios que guiam nossas ações é o primeiro passo para o consumo sustentável, que quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer os nossos anseios, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras”, pontua Vera Schaper.

A inauguração do CMRR, realizada no dia 12 de junho, contou com a elaboração de inventário de emissões de CO2 e foi o primeiro evento neutro em carbono do Governo de Minas Gerais por meio do plantio de árvores.

Destino dos resíduos

O Inventário de Resíduos de Minas Gerais foi constituído por meio de dados colhidos durante as fiscalizações a todos os depósitos de lixo municipais (seja lixão, aterro controlado, aterro sanitário e usina de triagem e compostagem) e do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Industriais.

O Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Industriais mobilizou 598 indústrias de grande e médio portes de 22 diferentes tipologias, distribuídas em 149 municípios e responsáveis pela geração de 15 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Segundo o documento, cerca de 54% do material é destinado dentro da própria indústria, sendo 29% reutilizado ou reciclado internamente. Outros 5,7 milhões de toneladas, o equivalente a 43%, têm destino externo e são encaminhado principalmente para co-processamento em fornos de cimento.

Sobre os resíduos domésticos, a pesquisa identificou a existência de 519 lixões, 17 aterros sanitários (atendendo a 58 municípios), 207 aterros controlados e 56 usinas de triagem e compostagem de lixo (atendendo a 58 municípios).


Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) – Telefone: (31) 3483-8011

Também nessa Edição :
Perfil: Helio Mattar
Entrevista: Sônia Favaretto
Artigo: A construção de uma Sociedade Sustentável: o desafio da nossa geração
Notícia: Socialização pela arte
Notícia: Olhos de cão
Notícia: O que deu na mídia (edição 43)
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2007)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service