
O cônsul-geral do Japão, Masahiro Fukukawa e o presidente da Ramacrisna, Américo Amarante Neto assinam a parceria entre governo japonês e a instituição social de Betim
Instituição mineira fecha convênio de U$ 85 mil com o governo japonês para construção de escola de mecânica de automóveis equipada com ferramentas de ponta
Recursos vindos do outro lado do mundo irão garantir a construção de uma ampla e moderna escola de mecânica de automóveis em Minas Gerais. Trata-se de uma parceria do Governo do Japão e a Instituição Social Ramacrisna, que prevê o investimento de recursos da ordem de 85 mil dólares na obra. O empreendimento será entregue à comunidade em abril deste ano e beneficiará, principalmente, a população de baixa renda do município de Betim.
O contrato com o programa Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC,) do Governo do Japão, foi assinado no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, pelo cônsul-geral, Masahiro Fukukawa e pelo presidente da Ramacrisna, Américo Amarante Neto. “O projeto da Ramacrisna atendeu plenamente ao objetivo do programa APC, levando-se em consideração também a capacidade da entidade para realizar o projeto”, explicou o cônsul-geral, Masahiro Fukukawa.
As obras para a construção do prédio já começaram e o espaço contará com infra-estrutura de ponta e equipamentos computadorizados para análise de injeção e ignição eletrônica, alinhamento e balanceamento eletrônico, elevador e rampa para aulas e diagnósticos de veículos. “Esse conjunto de fatores, como espaço ideal e ferramentas de última geração, irão contribuir para uma formação qualificada, que tornará a inserção no mercado de trabalho ainda mais propícia”, explica a superintendente da instituição, Solange Bottaro.
O diferencial do novo espaço está também no projeto arquitetônico, em forma de galpão, especialmente planejado de forma a possibilitar um ambiente adequado para que os alunos realizem um estudo detalhado e prático de cada equipamento que compõe um veículo. O prédio terá, ainda, salas para aulas teóricas, vestiários e almoxarifado.
Há 13 anos, a Ramacrisna, com o apoio da Prefeitura de Betim, oferece o curso profissionalizante em mecânica de automóveis para jovens e adultos a partir de 16 anos de baixa renda do município. Até hoje, cerca de 1000 pessoas foram beneficiadas e somente nos últimos três anos, 65% dos alunos entraram no mercado de trabalho.
O alto índice de emprego entre os participantes do projeto se deve principalmente a parcerias com oficinas da cidade, que valorizam a formação que os jovens recebem na instituição. “Existem, ainda, casos em que os formandos com perfil empreendedor se unem para abrir sua própria oficina”, conta Solange Bottaro.
A escola de mecânica de automóveis teve início com apoio da empresa Localiza Rent a Car, que doou todo o equipamento necessário que na época, em 1995, era o mais moderno. A Prefeitura de Betim cedeu dois carros em comodato para a realização da aprendizagem prática e até hoje fornece o vale-transporte para o deslocamento dos alunos. Segundo a superintendente da Ramacrisna, esse fato é relevante, uma vez que as famílias, de baixa renda não têm como manter a passagem dos filhos no curso por seis meses.
Para participar da escola de mecânica, os interessados devem estar devidamente matriculados e ser freqüentes em uma escola pública. “O objetivo, além da qualificação profissional, é formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, e de sua participação solidária na sociedade em que está inserido”, destaca o presidente da entidade. As matrículas são abertas duas vezes ao ano, em janeiro e julho, e a expectativa da organização é ampliar em 10% o número de vagas ofertadas com o novo espaço.
Instituição Social Ramacrisna – Tel.: (31) 3596-2828
Também nessa Edição :
Perfil: Wellington Nogueira
Entrevista: Carlos Antônio Tilkian
Artigo: Empresas privadas e projetos sociais para a comunidade
Notícia: O que deu na mídia (edição 49)
Notícia: Abismo entre o discurso e a prática
Notícia: Restaurante verde
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2008)
Leave a Reply