
Crianças que participam da Gincana Pet
Competição mobiliza estudantes de 15 escolas públicas do DF no recolhimento de garrafas pets em toda capital
Crianças e adolescentes de 15 escolas públicas de Brasília estão envolvidos numa competição em prol do meio ambiente. Trata-se da “Gincana Pet”, que vai até o dia 27 deste mês e premiará com notebooks a escola que reunir maior quantidade de garrafas.
Desde que foi dada a largada, no dia 03 de novembro, as equipes mobilizaram toda a comunidade dentro e fora da escola para conseguir arrecadar o maior número possível de garrafas de plástico. Apenas nas três primeiras semanas de competição, já foram recolhidas 120 bags, sacos que cabem 300 garrafas – número superior às 100 previstas para toda a gincana.
O placar está apertado e a diferença entre os três primeiros colocados é pequena. O Centro de Ensino Fundamental 04 da Asa Sul é um dos mais empenhados. O Coordenador da equipe, Vicente Gomes, conta que estimulou toda a escola a superar o desafio. “Eles pegam garrafas nos blocos em que moram, nos restaurantes e até nas lixeiras. A turma que arrecadar mais também vai receber um dia de lazer, com pizza ou sorvete”, diz.
Segundo ele, a escola já desenvolvia um projeto de conscientização ambiental, mas a gincana serviu como um incentivo a mais para os alunos entenderem a importância de cuidar do meio ambiente. “O objetivo maior em nossa proposta pedagógica é conscientizar os alunos e as famílias sobre o quanto é prejudicial para a natureza a decomposição do plástico, por exemplo”, diz. A Escola Classe 102 Norte e a Escola Classe 305 Sul também estão de olho no primeiro lugar. Juntas, já arrecadaram mais de 15 mil garrafas.
Utilizadas principalmente por indústrias de sucos e refrigerantes, as garrafas pet (plástico politereftalato de etila) representam grande risco ao meio ambiente. Dados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) revelam que, entre outros problemas, embalagens plásticas representam os resíduos mais encontrados em bueiros da cidade. O game entre escolas públicas do Plano Piloto visa a educação dos estudantes, que passam a incluir hábitos de preservação da natureza não só na escola, mas também na rotina.
Todo o material recolhido será distribuído para cooperativas de reciclagem do DF e deve beneficiar dezenas de famílias de catadores. A escola vencedora ganhará dois notebooks, um para a escola e outro para a equipe. A premiação será no Parque da Cidade no dia 4 de dezembro. O placar pode ser acompanhado pelo blog da Gincana, no endereço http://www.gincanadomeioambiente1.blogspot.com. No lançamento, os participantes receberam uma muda de ipê para plantar na escola.
A gincana conta com a parceria do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), responsável por recolher as garrafas duas vezes por semana, além de fazer a contagem das bags; do Sebrae no DF e da Administração de Brasília. O trabalho recebe apoio do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram) e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), além de patrocínio da Vivo e da Coca-Cola.
Gincana Pet: www.gincanadomeioambiente1.blogspot.com
Também nessa Edição :
Perfil: Daniela Broitman
Entrevista: José Carlos Brasileiro
Artigo: Responsabilidade Social Empresarial: Uma filosofia que autentica a gestão socialmente responsável
Notícia: O que deu na mídia (edição 66)
Notícia: Rede do bem
Notícia: Brasil ganha primeiro centro de educação para sustentabilidade
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2008)
Leave a Reply