
Inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril
Com o objetivo de revelar e apoiar líderes de projetos socioambientais de todo o país, o jornal Folha de São Paulo e a Fundação Schwab lançaram a 9ª edição do Prêmio Empreendedor Social. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril. Hoje, a iniciativa é reconhecida como o principal concurso do gênero da América Latina.
Podem concorrer pessoas jurídicas (cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil, como institutos, fundações, ONGs e Oscips) que tenham atividades focadas em áreas como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento local, educação, habitação, inclusão e saúde, entre outras. O proponente deve ter mais de 18 anos de idade e ser residente e domiciliado no Brasil, independentemente de sua nacionalidade.
Serão contemplados empreendedores que atuam há pelo menos três anos em iniciativas inovadoras, sustentáveis, com impacto social comprovado e potencial de influência em políticas públicas. Desde a criação do prêmio, em 2005, 228 empreendedores sociais foram eleitos em 59 países.
De acordo com os organizadores, nessa edição a premiação terá a categoria Menção Honrosa, na qual a Organização das Nações Unidas (ONU) premiará iniciativas ligadas ao Ano Internacional de Cooperação pela Água. Também serão estendidos os benefícios oferecidos pela Fundação Schwab aos três finalistas mais bem avaliados e aprovados pelo seu conselho. Nos anos anteriores, apenas um era selecionado.
Isso significar dizer que, os três primeiros colocados terão acesso aos fóruns econômicos regionais e mundial e a serviços jurídicos internacionais. Também serão agraciados com bolsas de estudos em instituições como Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e Insead, na França, assim como incluídos na Rede de Empreendedores Sociais da fundação, que hoje mantém 256 líderes de 61 países.
“As iniciativas impactantes apresentadas pelos finalistas brasileiros são grandes exemplos de inovação social”, destaca David Aikman, diretor da Fundação Schwab, correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos.
Ainda segundo os realizadores da premiação, os finalistas dos prêmios anteriores e integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais também poderão pleitear o reconhecimento na Menção Honrosa. O escolhido receberá capacitação, planejamento, treinamento e suporte na busca de recursos para potencializar seu projeto, incluindo uma visita à sede da ONU, em Nova York (EUA), oportunidade em que terá acesso a informações para apoio técnico.
Essa categoria conta com a parceria do Instituto Humanitare, o qual formará um comitê de seleção técnica para avaliar o projeto mais alinhado à proposta. Trata-se de uma organização que aproxima mídia, academia, organizações empresariais e sociedade civil da ONU.
Empreendedor Social de Futuro
Também até o dia 8 de abril podem ser feitas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, promovido exclusivamente pelo jornal. O objetivo é incentivar talentos emergentes e ideias recém-lançadas.
Podem participar pessoas com idades entre 18 a 35 anos, que desenvolvam há no mínimo um ano e no máximo três anos, propostas inovadoras como a criação de um produto, serviço ou aplicação de tecnologias sociais, que precisem de visibilidade e capacitação para aumentar seu impacto social.
O vencedor será agraciado com um curso de gestão para negócios socioambientais da Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, com passagem e hospedagem subsidiadas. Contará com mentoria em aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein. Terá ainda assessoria jurídica especializada em terceiro setor, treinamento individualizado em gestão financeira, operacional e/ou estratégica, e formação para desenvolvimento de negócios com impacto social.
Inscrições e informações adicionais sobre as duas premiações estão disponíveis neste link.
Prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro – E-mail: empreendedorsocial@grupofolha.com.br
Também nessa Edição :
Entrevista: Ana Paula Ferreira
Entrevista: Kate Fletcher
Artigo: Vinte coisas que aprendi em 20 anos
Notícia: Distrito Federal inicia vacinação gratuita de meninas contra o HPV
Notícia: Capoeira e cidadania
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2013)
Leave a Reply