
Alunos da Escola Estadual Zuleika de Barros Martins Ferreira
Fundação Armando Alvares Penteado adota escola em São Paulo e apóia ações nas áreas de gestão, responsabilidade social e pedagógica
Os alunos da Escola Estadual Zuleika de Barros Martins Ferreira, um dos colégios mais tradicionais do bairro paulistano da Pompéia, terão biblioteca informatizada, corpo docente mais qualificado e incentivo para atividades culturais e sociais. Trata-se de parceria firmada entre a instituição e a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), inserida no programa do governo local “Parceiros da Educação”, que inclui, além da área pedagógica, apoio nas áreas de gestão, responsabilidade social e físico-estrutural.
Entre as ações, destaque para o aumento da capacitação dos professores do ensino médio por meio da implantação de atividades que visam à habilitação quanto a recursos tecnológicos e melhoria de conhecimentos de didática, português e matemática. “Queremos propor ao educador uma prática interdisciplinar que possibilite um diferencial em sua formação, contribuindo assim com o aprendizado do aluno”, destaca o professor Victor Mirshawka, diretor cultural da fundação.
O acordo também objetiva direcionar os estudantes para o mercado de trabalho, com a realização de palestras e reuniões com profissionais, que, por exemplo, darão dicas sobre elaboração de currículos. A Faap também concederá bolsas de estudo de graduação aos estudantes que se destacarem e promoverá atividades na área cultural, com a realização de visitas a museus, teatros e mostras e melhorias na biblioteca da escola. O acervo será informatizado e atualizado com livros solicitados no vestibular e a fundação disponibilizará uma bibliotecária para implantação do sistema.
Já na área de responsabilidade social, serão estimuladas campanhas de doação, voltadas para o público interno e entidades filantrópicas. Também está nos planos, a formação de uma rede de comunicação para divulgar assuntos de interesse da comunidade por meio de site, rádio, jornal e cartazes feitos pelos alunos.
“Ao lado da tríplice missão de ministrar o ensino, estimular o desenvolvimento das artes e promover a extensão cultural, a Faap não abdica de seu papel como centro de reflexão dos problemas do Brasil e do mundo. Por esse motivo, desenvolve atividades e incentiva a responsabilidade social entre os alunos, professores e funcionários”, explica o diretor cultural da fundação.
Em 2004, por exemplo, a instituição doou oito bibliotecas para municípios de São Paulo, beneficiando mais de 40 mil moradores. Com o projeto “Fome do Saber”, a fundação construiu e reformou espaços, entregando-os às comunidades com móveis, computadores, ar-condicionado e salas de vídeo. Os livros que compõem o acervo foram doados pelos alunos, em uma campanha que arrecadou mais de 30 mil volumes.
Em 2005, a instituição iniciou um amplo projeto para melhorar a condição de vida dos habitantes de Barra do Chapéu, município a 370 km de São Paulo e com o segundo mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Desde então já foram realizadas no local, ações como a elaboração do Plano Diretor da cidade; inclusão digital dos habitantes com a doação de salas de informática completas e cursos de computação; concessão de bolsas de estudos; realização de eventos sobre governança e desenvolvimento sustentável; além da doação de 10 mil mudas de amoras e insumos para a criação de uma fruticultura orgânica.
Vale destacar ainda o incentivo à inclusão cultural com exposições gratuitas no Museu de Arte Brasileira da instituição; a realização do “Show pela Vida”, um evento musical que arrecadou 16.300 quilos de alimentos para o Instituto Nossa Senhora do Bom Parto; a campanha de doação de sangue que ocorre semestralmente e o atendimento jurídico gratuito à população no Juizado Especial Cível.
Pelas ações, a instituição recebeu por cinco anos consecutivos o Top Social ADVB, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. O prêmio reconhece as instituições que demonstram visão quanto à importância do desenvolvimento social como fator fundamental de crescimento de uma sociedade.
Mão na massa
Para marcar o início da parceria, as instituições promoveram no dia 27 de setembro, diversas atividades culturais para 300 estudantes. Durante todo o sábado, foram realizadas oficinas de modelagem, poesia, leitura, vídeo e teatro, num total de 23 cursos. Os adolescentes tiveram aulas de técnicas de gravação sobre o papel (monotipia), aprenderam como confeccionar toy-art, os chamados brinquedos para adultos e a construir foguetes com uma garrafa plástica
Os estudantes participaram, também, de debates sobre propostas para reciclagem, reutilização e redução do lixo doméstico e aprenderam a utilizar a glicerina para fazer sabão.
Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) – Telefone: (11) 3662-7000
Também nessa Edição :
Perfil: Julio Isnard e Daniel Rasello
Entrevista: Joaquim de Melo
Notícia: Produtores de suínos adotam práticas ecologicamente corretas no DF
Notícia: O que deu na mídia (edição 64)
Notícia: Empreendedorismo juvenil ganha força no país
Oferta de Trabalho: Qualidade de vida para o idoso brasileiro
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2008)
Leave a Reply