
Gestantes que participam do projeto Vale a Vida, uma das iniciativas que será apresentada durante o congresso
Congresso em Curitiba dialoga sobre ensino para o empreendedorismo e apresenta iniciativas sociais bem sucedidas
A capital paranaense sediará entre os dias 06 a 09 deste mês o “1º Congresso Nós Podemos Paraná”, que traz para o debate o tema “Educação para a Sustentabilidade” e apresenta iniciativas sociais bem sucedidas. A realização do encontro, que ocorre no Cietep, é do Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiesp).
Durante os três dias, cerca de dois mil congressistas discutirão o tema, com mesas compostas por especialistas nacionais. Segundo os organizadores, a meta é iniciar uma ampla e abrangente discussão sobre a educação nacional, para todos os públicos, com o objetivo de alcançar uma sociedade sustentável.
Para o presidente da Aliança Empreendedora, Rodrigo Brito, que atuará na mesa redonda “Educação para o Empreendedorismo”, a discussão sobre o tema é de vital importância, visto que, apesar de o empreendedorismo ter crescido no Brasil, o principal estímulo ainda é a sobrevivência. “Apenas 14% dos empreendedores brasileiros têm formação superior completa ou incompleta, e 30% desses não passaram nem cinco anos na escola. A falta de preparo e educação, atrelados à desigualdade social, desemprego e informalidade, incentivada por um ambiente nada propício aos micros e pequenos e empreendedores, gera um empreendedorismo mais voltado ou incentivado por instintos, necessidades e sobrevivência por falta de opções do que por oportunidade, inovação ou competitividade em determinado setor”, avalia.
Ainda segundo ele, programas e projetos de estímulo e apoio ao empreendedorismo tornam as pessoas, comunidades e sociedade mais capazes, preparadas e autônomas. “Elas se tornam menos dependentes do Estado, assim como menos suscetíveis a crises financeiras ou internacionais, fazendo com que a economia se torne mais pulverizada e diversificada em diversas nano, micro e pequenas empresas”, diz. “O empreendedorismo amplia a geração do chamado auto-emprego, gerando formas para que os cidadãos possam, pelas próprias pernas, trabalho e esforço, saírem de sua situação de miséria”, completa.
Já para o prefeito de Carlópolis, Isaac Tavares Silva, que também participará do congresso, o empreendedorismo pode e deve ser o propulsor do desenvolvimento local. “Uma região que não tem empreendedores não se desenvolve, permanece como exportadora de produtos primários, sem conseguir transformar em riquezas sua capacidade produtiva. Um empreendimento forma na localidade e nos municípios vizinhos um círculo virtuoso, gerando empreendimentos e parcerias regionais que promovem o desenvolvimento”, afirma.
Iniciativas bem sucedidas
Além de palestras, mesas-redondas e mini-cursos, o evento traz ainda uma exposição com exemplos bem sucedidos na área de desenvolvimento local. Trata-se da “7ª Mostra de Ação Voluntária – Cidadania e Responsabilidade Social”, que apresentará 23 projetos desenvolvidos por instituições sociais, cinco realizados por empresas ou suas fundações e institutos e dois estandes com iniciativas comandadas por instituições de ensino.
Entre os projetos que serão apresentados, destaque para o “Vale a Vida”, da empresa Vale do Ivaí, de São João do Ivaí, selecionado entre iniciativas sociais desenvolvidas na região Norte e Noroeste do Paraná. A ação consiste em orientar gestantes de todas as faixas de renda do município, além de prepará-las para o aleitamento materno, encaminhá-las às consultas de pré-natal e viabilizar enxoval do bebê às famílias que não possuem condições financeiras.
“Os aprendizados são constantes. A maioria das gestantes vem de famílias de baixa renda e cada uma tem uma realidade a apresentar. As gestantes são trabalhadas num todo, porém há casos lamentáveis como violência doméstica, abandono familiar, carência nutricional e todos os envolvidos no projeto procuram atender os problemas apresentados a fim de solucioná-los”, afirma a assistente social da Vale do Ivaí, Valéria Cristina da Costa.
Os colaboradores da empresa ministram palestras sobre diversos temas que incentivem o bom relacionamento entre a mãe e o bebê, bem como de toda a família. As palestras são realizadas mensalmente e contam com o apoio das integrantes da Pastoral da Criança, que organizam esses encontros.
Realizada desde 2001, a mostra já foi visitada por mais de 30 mil pessoas, totalizando quase 500 expositores. Atualmente, a exposição é considerada o maior evento paranaense na área de cidadania e responsabilidade social.
1º Congresso Nós Podemos Paraná – Tel.: (41) 3271-9131
Também nessa Edição :
Perfil: Lucas Duarte
Entrevista: Denise Grinspum
Artigo: Caminhos da humanidade, rumos da educação
Notícia: O que deu na mídia (edição 59)
Notícia: Intercâmbio para o consumo consciente
Notícia: Conexão Social
Oferta de Trabalho: Procura-se (08/2008)
Leave a Reply