
Abertura da Semana em Belo Horizonte
De 8 a 14 de agosto foi realizada a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, atividade que teve início em 2004 e deve se repetir anualmente como forma de reflexão, discussão e definição.
A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade tem como inspiração o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho – suas crenças e valores, a partir da data de início da semana – 9 de agosto, aniversário da sua morte: “há muito que fazer e cada um de nós pode fazer algo”. A iniciativa visa fomentar uma semana de informação, conscientização e mobilização para o exercício da cidadania por meio da prática da solidariedade. É um fato pontual dentro do processo permanente de mobilização nacional.
A edição de 2005 da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade teve como tema a discussão sobre o alcance e atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). Os ODMs foram discutidos pela primeira vez durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000, na sede da ONU em Nova York. Naquela ocasião líderes de 189 países assinaram a Declaração do Milênio, documento que oficializou o pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015.
Para isso, foram estabelecidos os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com 18 metas socioeconômicas em áreas como renda, educação, saúde infantil e materna, combate a doenças, saneamento, habitação, meio ambiente, igualdade de gêneros e parcerias pela sustentabilidade. Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) são:
• Erradicar a extrema pobreza e a fome;
• Atingir o ensino básico universal;
• Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
• Reduzir a mortalidade infantil;
• Melhorar a saúde materna;
• Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
• Garantir a sustentabilidade ambiental;
• Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
O auge das comemorações da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi o lançamento do Prêmio ODM Brasil, o qual procura estimular ações e projetos que ajudem o país a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A iniciativa é do Governo Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de organizações do setor privado e da sociedade civil reunidas no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Em 2005 serão premiadas ações voltadas a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, implantadas por prefeituras, organizações (órgãos públicos ou do setor privado, associações da sociedade civil, fundações e universidades públicas e particulares) e pessoas ou entidades de destaque.
Site: www.nospodemos.org.br
Também nessa Edição :
Perfil: Francisco Milani
Entrevista: Fernando Mânica
Artigo: Dar lucro aos acionistas não é a missão da empresa
Notícia: O que deu na mídia (edição 31)
Notícia: 20 anos para comemorar
Notícia: Um ato de coragem ou a chance de recomeçar?
Oferta de Trabalho: Procura-se (08/2005)
Leave a Reply