• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Brasil ganha primeiro centro de educação para sustentabilidade

Brasil ganha primeiro centro de educação para sustentabilidade

September 10, 2020 by admin Leave a Comment

Centro de Educação para Sustentabilidade (CES)

Centro de Educação para Sustentabilidade (CES)

Empreendimento construído de forma totalmente sustentável ofertará cursos de capacitação de tecnologias limpas

Imagine uma construção em que as paredes são de tijolos ecológicos, pois não precisaram ser queimados e evitaram a emissão de gases poluentes; o piso é de borracha de pneu reciclado, com cobertura de cerâmica feita com restos de fábrica; a tinta é natural, à base de cal; e os revestimentos são de fibra de coco e açaí. Mais. O telhado é coberto com vegetação, proporcionando conforto térmico e acústico, tanto no inverno como no verão, reduzindo a necessidade de condicionadores de ar. Dentro de casa, móveis feitos de tetrapak decoram o ambiente e, do lado de fora, hortas e jardins plantados nos conceitos de permacultura ajudam a reaproveitar a água da chuva.

Assim é o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES), uma iniciativa inédita no país, localizado em Santana do Parnaíba, região metropolitana da capital paulista. O centro, inaugurado neste mês, foi feito com as mais eficientes técnicas de construção sustentável, a partir da parceria entre a Fundação AlphaVille, o braço social da AlphaVille Urbanismo S.A., e o Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade (CRIS), entidade que aplica conceitos sustentáveis no setor de construção.

O centro será doado à prefeitura do município e gerido pela fundação para fins educacionais. “Esse centro é o resultado dos projetos já desenvolvidos pela fundação e a concretização da filosofia que defendemos em prol da qualidade de vida, desde os cuidados com a preservação da natureza, optando sempre por alternativas que causem o mínimo impacto ambiental na construção dos empreendimentos, até o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de entorno aos condomínios da marca”, ressalta o presidente da AlphaVille Urbanismo, João Audi.

Para disseminar técnicas e práticas que tragam benefícios nos âmbitos social, ambiental e econômico, a fundação já prepara uma série de atividades para o início do próximo ano. “Vamos oferecer cursos para capacitar a comunidade a produzir tecnologias limpas, promover geração de renda, fomentar formação de cooperativas e negócios sustentáveis; além de inúmeros outros programas voltados à sustentabilidade no novo milênio, diferenciados em seu formato para atingir tanto adultos como crianças da região e escolas”, explica Monica Picavea, diretora da fundação.

Líder brasileira em desenvolvimento de condomínios horizontais de alto padrão, a AlphaVille Urbanismo está presente, hoje, em todas as regiões do país, em 35 cidades de 17 estados, com dezenas de empreendimentos lançados, vários outros em obras ou em fase de projeto. O centro está instalado no AlphaVille Burle Marx, arrojado empreendimento da marca, em fase inicial de ocupação, implantado em área de 1.305.022 metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área verde, 513 lotes residenciais, 72 lotes comerciais e clube, entre outras estruturas.

Projeto Inovador
Neste ano, um projeto brasileiro ficou com o bronze do Prêmio Holcim 2008 América Latina, concurso internacional trienal, promovido pela Holcim Foundation for Sustainable Construction, que busca premiar projetos de construção sustentável inovadores, tangíveis e orientados para o futuro.

O prêmio foi concedido ao projeto da Torre Multifuncional Compacta, uma solução econômica para a melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas pobres e favelas. A torre abriga uma cisterna para coleta de água de chuva, caixa d’água e coletor solar para aquecimento de água. A solução é de autoria da arquiteta Maria Andréa Triana, e dos engenheiros Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade, todos do Laboratório de Eficiência Energética (LabEEE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O projeto é destinado para países que utilizam caixa d’ água, e que têm disponibilidade de água de chuva e de sol, com facilidade de adaptar latitudes. Outra característica do projeto é a cisterna de água de chuva, que muitos utilizam enterrada no solo, e a experiência mostra que isso acarreta infiltrações, por conta do próprio lençol freático e contaminações de fósseis. Portanto, a melhor solução para a cisterna é estar na superfície do solo”, explica Roberto Lamberts, que é membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

A cisterna é composta por anéis pré-fabricados de ferrocimento. O sistema modular, adaptável às necessidades e situações locais diferentes, pode ser incorporado em casas novas e nas já existentes. Permite eficiência energética e utilização racional da água. “O projeto é versátil, pois permite estabelecer o volume desejado, podendo aumentar a altura do primeiro reservatório de água de chuva, conforme o dimensionamento adequado para o local”, observa.

Segundo Lamberts, a premiação da Holcim assegura visibilidade nacional e internacional ao projeto, com grandes possibilidades de implantação. “No projeto, temos o conceito e, agora, é necessário o desenvolvimento de produtos para deixá-lo mais otimizado e econômico. A premiação é um incentivo ao desenvolvimento da idéia e pode causar impacto significativo na construção sustentável”, afirma o engenheiro. A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC), já avaliou o projeto e pretende construir duas casas piloto com essa tecnologia.

Os vencedores dos prêmios ouro, prata e bronze, de cada região, classificam-se, automaticamente, para a edição global Holcim Awards. No concurso global, os 15 projetos concorrentes serão novamente avaliados. Os vencedores serão anunciados em maio de 2009, na Suíça.


Fundação AlphaVille – Tel.: (11) 4197-1900 e Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) – Tel.: (11) 3869 0791

Também nessa Edição :
Perfil: Daniela Broitman
Entrevista: José Carlos Brasileiro
Artigo: Responsabilidade Social Empresarial: Uma filosofia que autentica a gestão socialmente responsável
Notícia: O que deu na mídia (edição 66)
Notícia: Rede do bem
Notícia: Gincana ecológica
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2008)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service