• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Abismo entre o discurso e a prática

Abismo entre o discurso e a prática

March 18, 2020 by admin Leave a Comment

Marcos Pó, assessor técnico do Idec

Marcos Pó, assessor técnico do Idec

Pesquisa do Idec mostra que os grandes bancos que operam no país desenvolvem tímidas práticas de responsabilidade social

O discurso é forte, a intenção existe e algumas ações até mesmo estão sendo empreendidas, mas os grandes bancos que operam no Brasil ainda deixam a desejar quando o assunto é responsabilidade social. A constatação está numa pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que avaliou o comportamento de entidades financeiras em relação ao trabalho, consumidores e meio ambiente.

No estudo divulgado neste mês, o Idec analisou o discurso dos oito maiores bancos de atuação nacional (com mais de 1 milhão de clientes), entre junho e novembro de 2007. A pesquisa, exceto na parte referente aos consumidores, se baseou nas respostas das próprias instituições. “A nossa preocupação foi estabelecer uma avaliação com critérios claros e que permitissem tanto comparar as instituições quanto mostrar o posicionamento de cada uma delas em relação às melhores práticas de responsabilidade sócio-ambiental”, explica o assessor técnico do Idec, Marcos Pó.

O resultado é surpreendente nesse momento em que os bancos tentam cada vez mais atrelar sua imagem à sustentabilidade. Numa escala de 1 a 5 pontos, nenhuma das instituições chegou a 3 pontos e a média do setor ficou em torno de 2 pontos. Os melhores desempenhos foram do ABN Amro Real (2,75) e Bradesco (2,60), seguidos do Itaú (2,41), Banco do Brasil (2,21), Caixa Econômica Federal (1,93), HSBC (1,73), Santander (1,51) e Unibanco (1,51).

No quesito meio ambiente, por exemplo, o Santander ocupou o último lugar do ranking (1,00), seguido do Unibanco e da Caixa (1,5). O melhor desempenho foi do ABN, com três pontos. Já nas relações com os trabalhadores, a melhor nota obtida foi do Itaú (3,25) e a pior do Unibanco (1,75). Mas foi no item relações com consumidores que os bancos tiveram as notas mais baixas: Itaú, HSBC, Unibanco e Santander tiveram 1,33 (péssimo) e ABN, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa ficaram com 2 (ruim).

“Uma instituição só pode ser considerada socialmente responsável se aplicar os conceitos de ética, com o respeito à legislação e com a preocupação sobre os seus impactos na sua operação cotidiana. Ações filantrópicas e projetos sociais são louváveis, mas não substituem a preocupação ética diária”, destaca Marcos Pó.

Para o gerente nacional de responsabilidade social da Caixa, Jeter de Souza, a comparação com outras instituições representa uma oportunidade de aprendizado. “Não cabe um julgamento sobre os critérios ou metodologias, pois são próprias do instituto que a idealizou. Mas vale como aperfeiçoamento a partir da experiência e das melhores práticas desenvolvidas pelas demais instituições participantes”, conta.

Segundo ele, a Caixa iniciou sua inserção nos conceitos e melhores práticas voltadas para a sustentabilidade em 2004 e no segundo semestre de 2007 a empresa passou por uma reestruturação, que teve como orientação a valorização das pessoas e dos mecanismos de governança corporativa. “Para este ano, o banco pretende aperfeiçoar a política de crédito e risco, incluindo indicadores sociais e ambientais”, revela.

Para desenvolver a pesquisa, o Idec contou com a colaboração de algumas instituições parceiras, como Amigos da Terra, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Centro de Pesquisa de Empresas Multinacionais da Holanda (Somo), entre outras. A íntegra do estudo está no site do Idec.

Relatório internacional
Três instituições citadas na pesquisa do Idec, também figuraram o relatório Mind the Gap, produzido pelo Banktrack, organização internacional sem fins lucrativos criada para fiscalizar e monitorar o setor financeiro. O Banco do Brasil, Bradesco e Itaú obtiveram resultados pouco acima da média das outras instituições analisadas, porém baixos se tratados na escala de zero a quatro estabelecida pelo estudo.

A pesquisa analisou, ao todo, 45 bancos espalhados por todo o mundo. Para seleção, o Banktrack levou em conta os bancos com maior número de ativos, empréstimos realizados, financiamento de projetos e seguros oferecidos. As instituições foram avaliadas numa escala de zero (política inexistente ou não-pública), um (vaga ou ainda uma aspiração), dois (não-consistentes o suficiente), três (boas práticas, faltando poucos ajustes) e quatro (total conformidade).

A base de comparação para as notas são práticas internacionais que se tornaram paradigmas de sustentabilidade, tais como certificação de florestas, do Forest Stewardship (FSC) e a Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas. O estudo foi divulgado em dezembro passado e na página eletrônica da instituição (http://www.banktrack.org) é possível consultar o perfil de todos os bancos do ranking.


Idec – Telefone: (11) 3874-2182/83

Também nessa Edição :
Perfil: Wellington Nogueira
Entrevista: Carlos Antônio Tilkian
Artigo: Empresas privadas e projetos sociais para a comunidade
Notícia: O que deu na mídia (edição 49)
Notícia: Restaurante verde
Notícia: Japão solidário
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2008)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service