• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » O que deu na mídia (Edição 12)

O que deu na mídia (Edição 12)

January 18, 2021 by admin Leave a Comment

Leia aqui sobre as principais notícias sobre responsabilidade social e terceiro setor:

Ética como base do crescimento, “Estado de Minas” (05/07/2003)
“O desenvolvimento econômico da América Latina depende do compromisso ético de empresas e governos. Essa é a principal conclusão do 2º Seminário de Responsabilidade Social Empresarial, que abrigou o encontro internacional As Dimensões Éticas do Desenvolvimento , encerrado ontem em Belo Horizonte. Bernardo Kliksberg, coordenador geral da Iniciativa Interamericana de Capital Social, Ética e Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), acredita que o destaque do evento foi ter dado voz a símbolos da pobreza e da desigualdade, tais como meninos de rua, em um evento que reuniu empresários e poder público. Kliksberg salienta, contudo, que o sucesso do seminário está na percepção de que há soluções para exclusão social na América Latina, todas ao alcance dos países. A receita inclui políticas públicas que dêem prioridade aos desafios éticos, elaboradas para serem agressivas no campo social e acompanhadas por boas políticas de desenvolvimento econômico, disse Kliksberg no encerramento do evento. Investimentos em saúde, educação e nutrição melhoram a qualidade da população e isso é fundamental para crescer e competir. Sempre existe solução com políticas públicas se a sociedade civil estiver mobilizada para cooperar no desenvolvimento social , disse.”


Para Lula, sem ética não há desenvolvimento, “Valor Econômico” (04/07/2003)
No Brasil se conhece bem o preço do desenvolvimento a qualquer custo, lembrou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura do encontro internacional As Dimensões Éticas do Desenvolvimento, em Belo Horizonte. Quando não há ética, os indivíduos perdem a fé na sociedade e nas instituições, disse. E, de todas as ações resultantes da falta de ética, nenhuma é mais indigna que a corrupção, que gera impunidade jurídica, degrada a auto-estima, destrói a fé em nós mesmos. Para Lula, crescer apenas não basta. É necessário que o crescimento venha acompanhado da ética. A defesa da ética e o combate à corrupção foram temas recorrentes entre os participantes do encontro. O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, lamentou que a democracia tão custosa, não produziu os resultados desejados. Não há progresso e estabilidade política sem justiça social, alertou. O desafio está em combinar a habilidade técnica no campo econômico e social como no campo de futebol.


Lula faz pregação ética em BH, “Jornal Agora” (04/07/2003)
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem uma pregação ética no seminário em Belo Horizonte que discute Desenvolvimento com Ética e Responsabilidade Social. Lula juntou no pacote ético criticas aos “cínicos abastados” que não se preocupam com justiça social, a necessidade de os países ricos mudarem a postura em relação aos mais pobres e defendeu os programas sociais do seu governo, colocando-os como exemplos de desenvolvimento com ética. “A resposta do meu governo está nos programas que lançamos. O Fome Zero é acima de tudo um chamamento moral à sociedade brasileira para extirpar uma chaga duplamente imperdoável em um país com tanta abundância”, afirmou ele, que citou ainda os programas Primeiro Emprego, Bolsa-Escola e Microcrédito. “Isso é mais do que uma realidade econômica, é um compromisso ético com o direito de cada um construir sua vida com segurança e dignidade”, afirmou, ao assinalar que não basta eficiência econômica e capacitação técnica para desenvolver o país, tem que existir ética nas relações da sociedade.”


Ética do desenvolvimento, “Gazeta Mercantil” (03/07/2003)
“O projeto de transformação do Brasil é um trabalho coletivo. Ética, transparência e responsabilidade social constituem hoje um tripé que lidera a lista de prioridades das organizações mais avançadas. Tais conceitos, antes restritos ao universo do terceiro setor, são hoje debatidos nos mais altos escalões das corporações, como comprova o seminário internacional promovido esta semana, em Belo Horizonte, pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Sistema Fiemg), governo de Minas e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dedicado ao tema “As Dimensões Éticas do Desenvolvimento”. A questão colocada em pauta é não apenas oportuna, mas também inadiável. O Brasil vive um momento de vigorosa maturidade política e de aprimoramento do patrimônio institucional. Há ainda um longo caminho no processo de construção de um país moderno, mas não há dúvida de que nosso maior desafio consiste em construir uma agenda de desenvolvimento sustentável capaz de estabelecer um pacto efetivo de inclusão social.”


Premiê da Noruega defende redução da dívida externa de países em desenvolvimento, “Folha de São Paulo” (03/07/2003)
“O primeiro-ministro da Noruega, Kjell Bondenik, defendeu hoje, em Belo Horizonte, a aceleração da redução das dívidas de países em desenvolvimento por nações credoras. Segundo Bondenik –que participou de seminário em Belo Horizonte sobre desenvolvimento com ética e responsabilidade social, promovido por governo mineiro, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais)–, a medida deve ser acompanhada pelo aumento de investimentos em países em desenvolvimento. Em discurso de forte cunho social, o primeiro-ministro da Noruega elogiou o programa Fome Zero, considerado por ele um “bom exemplo de como um governo pode incluir o setor privado e outros atores, como povos indígenas e outros grupos vulneráveis, em esforços para alcançar metas comuns”. Ele também fez elogios ao ministro José Graziano (Segurança Alimentar). A Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização, fórum de debates que conta com a participação da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, foi apontada por Bondenik como uma importante iniciativa de diálogo global sobre a dimensão ética da elaboração de políticas.”


Também nessa Edição :
Perfil: Marina Silva (2003/07)
Entrevista: Maria de Lourdes Nunes
Artigo: OSCIP, remuneração de dirigentes e repercussões tributárias
Notícia: Estímulo ao Voluntariado
Notícia: A Gente Sabe, a Gente Faz
Notícia: Pesquisa estuda condição de abrigos

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service