
Fundado em 30 de junho de 1988, por iniciativa do Sindicato dos Empresários da Construção Civil (Sinduscon) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), o Seconci é uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, mantida economicamente pelas empresas da construção civil. Criado para atender ao trabalhador da construção civil, possui um quadro de 86 funcionários e oferece, gratuitamente, atendimento odontológico aos trabalhadores e dependentes, presta serviços na área de segurança do trabalho, alfabetização e capacitação, atendendo ainda comunidades carentes, em convênio com a Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde, e em ações comunitárias.
Em 1991, estabeleceu uma parceria com o Sinduscon, o Sindicato Laboral, o Ministério da Educação e a Fundação Educacinal do Distrito Federal para dar iníci ao projeto de alfabetização nos canteiros de obras. Desde então, passaram pelas salas de aula do Seconci mais de 4,5 mil alunos. Em 2002, o projeto começou a oferecer também as quatro primeiras séries do ensino fundamental. Hoje, o Seconci tem alunos de 14 empresas, mantém 20 salas de aula e forma, em média, 150 pessoas por ano. Na solenidade de formatura da turma de alfabetização, há a entrega das novas carteiras de identidade, com a assinatura substituindo a digital. “É um momento de emoção para o trabalhador e para o Seconci, que valoriza a educação como propulsora de uma vida mais digna”, diz José Eustáquio de Oliveira, presidente do Seconci no DF.
Outra ação cidadã surgiu com o convênio firmado, em 2002, com o CDI – Comitê de Democratização da Informática, que possibilitou a inauguração da Escola de Informática e Cidadania, na sede do Seconci. Em ambiente climatizado, com 21 computadores, a sala de informática comporta 20 alunos e é aberta a trabalhadores e seus dependentes, dando condições a toda a família de ingressar mais capacitada no mercado de trabalho. Há turmas em diversos horários, nos três turnos. Até fevereiro de 2003, 111 pessoas foram certificadas pelo CDI. Além de receber conhecimentos de Windows, Word, Excel e de acesso à Internet, o aluno aprende a importância da cidadania. Isso é feito por meio de debates e digitação de textos que abordam temas capazes de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, da sua família e da comunidade.
Na área médica, oferece além de exame clínico, exames de audiometria, eletrocardiograma e acompanhamento pelo programa de hipertensão e diabetes, que inclui orientações e fornecimento gratuito de medicação. A equipe é formada por médicos, auxiliares de enfermagem e auxiliar administrativo. Na área odontológica, o Seconci disponibiliza oito consultórios fixos na sede, dois no sindicato laboral e um na secretaria de saúde.
Possui também 10 consultórios móveis, em trailers, que são instalados para tratamento dentro dos canteiros de obras. O trabalhador da construção civil, ao buscar tratamento odontológico no Seconci encontra consultórios climatizados, novos e modernos, material de qualidade e profissionais competentes, oferecendo serviço de dentística, endo e prótese. A equipe é formada por 26 dentistas, 17 auxiliares de consultório dentário, 6 técnicas de higiene dental, um técnico de manutenção e 2 auxiliares administrativas.
Na área de segurança do trabalho, além da elaboração e visitas mensais de acompanhamento dos programas específicos da área, o Seconci promove encenação de peças e palestras educativas nos canteiros e oferece quatro horas teóricas do treinamento admissional, exigido por norma. A equipe é formada por uma engenheira e quatro técnicos de segurança do trabalho. O Seconci-DF não é o único do país. Ao todo, são doze Seconcis, sendo pioneiro o de São Paulo, criado há mais de 30 anos. É o segmento da construção civil trabalhando pelo bem-estar social e valorizando a cidadania.
Site: www.seconci-df.org.br
Também nessa Edição :
Perfil: Emilia Fernandes
Entrevista: Rodrigo Alvarez
Artigo: Estratégias empreendedoras de participação e atuação social do jovem
Notícia: O que deu na mídia (Edição 9)
Notícia: Amizade britânica
Notícia: Banco de idéias solidárias
Deixe um comentário