
Shoppings em clima de Natal solidário
Ávidos por vender sempre mais, os empresários da área de shoppings fazem de tudo para atrair a atenção dos clientes. Especialmente nos períodos de fim de ano, recheados pelos pagamentos das férias e do décimo terceiro, os comerciários entram em polvorosa para abocanhar uma fatia desses salários. Em 2002, não está sendo diferente. Antenados com as tendências do momento – em que a chegada do novo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, desperta ainda mais as iniciativas ligadas a Responsabilidade Social – os “marketeiros” do setor traçaram estratégias articuladas para convencer seu público. Eles sabem que, nesses dias, boa parte da população procura gastar seu dinheiro comprando produtos em lojas e empresas que vinculem sua imagem a iniciativas de cidadania.
Nessa tendência, vários shoppings de Brasília adotaram campanhas bastante engajadas para embalar o Natal. Entre os 12 maiores shoppings da cidade, pelo menos seis dedicam suas campanhas natalinas para o desenvolvimento de atividades em responsabilidade social. Entre eles, destaca-se o trabalho do Conjunto Nacional, Pátio Brasil, Taguatinga Shopping, Terraço Shopping e Brasília Shopping. No Conjunto Nacional, por exemplo, está sendo realizado um concurso cultural na intenção de fazer o público refletir e pensar sobre o tema: “Responsabilidade Social: como fazer a diferença?”.
Nesse concurso, os participantes devem criar uma frase com 10 palavras sobre o tema e entregar o panfleto juntamente com um quilo de alimento não-perecível. Essa doação não é uma exigência, tanto é que segundo o gerente de marketing do Conjunto Nacional, João Marcos Nogueira, até o fim de novembro o concurso contava com 500 candidatos, mas havia arrecadado apenas 100 quilos de alimento. “Não temos como obrigar ninguém a doar o alimento. Esse ato deve ser, antes de tudo, uma escolha”, explica Nogueira.
Nessa mesma linha, o Brasília Shopping em associação com a Coca-Cola está realizando uma promoção em que os clientes que entregarem uma determinada quantidade de embalagens do refrigerante (seja em plástico ou alumínio) ganham um urso polar de pelúcia. “Toda a venda de embalagens recicláveis de Coca-Cola será doada à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace)”, explica a gerente de marketing, Monalisa Maia. O Taguatinga Shopping, por sua vez, tornou-se um centro de arrecadação de alimentos para a Campanha Natal Sem Fome, e estará distribuindo todo o material arrecadado para diversas entidades do Distrito Federal, no dia 25 de deste mês.
Entretanto, o shopping mais engajado no exercício da cidadania é um dos centros de compras mais novos da cidade. O Terraço Shopping, localizado entre os bairros Octogonal, Cruzeiro e Sudoeste adotou a solidariedade como tema central de sua campanha de final de ano. “Nosso objetivo é despertar nas pessoas o verdadeiro espírito natalino, por meio do exercício da generosidade e da doação”, explica a gerente de Marketing do Terraço, Luciana Gonçalves.
Nesse intuito, o shopping está apoiando uma instituição extremamente carente da periferia do Distrito Federal – a Sociedade Espírita de Educação do Menor Semente de Luz (Seluz) – que atende apenas 24 crianças por falta de recursos, quando tem capacidade para 260. Foi montado no Terraço um quiosque que irá arrecadar alimentos, brinquedos e doações em dinheiro para a Seluz, além de vender em papelarias e livrarias do shopping, cartões de natal desenhados pelas crianças da creche.
Já o Pátio Brasil – shopping localizado no centro comercial de Brasília – dedica toda sua campanha de Natal ao meio-ambiente. Para isso, realizará 10 palestras sobre temas diversos relacionados a ecologia – desde uso sustentável da água à conservação da biodiversidade. Por enquanto, a população da cidade parece responder bem ao chamado dos shoppings, pois a participação do público é crescente, e as vendas no comércio também.
Também nessa Edição :
Perfil: Milú Villela (2003/04)
Entrevista: Débora Diniz
Artigo: Marcas ganham força e viram um exemplo*
Artigo: Irresponsabilidade ambiental*
Notícia: A rede BR de abastecimento consolida o projeto Cidadão Capaz
Notícia: Portadores de deficiências mentais: trabalhadores de primeira linha
Notícia: O governo Lula e suas propostas para o Terceiro Setor
Notícia: Um dia em que todos fazem diferença
Notícia: O Legado de Betinho
Leave a Reply