
DF lança campanha pioneira de imunização contra o HPV. Calendário oficial tem início no dia 1º de abril
O objetivo da campanha é imunizar 64 mil meninas de 11 a 13 anos
A partir do dia 1º de abril, meninas com idades entre 11 e 13 anos, de todas as escolas públicas e privadas do Distrito Federal serão imunizadas contra o vírus do papiloma humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo uterino no mundo. Trata-se de uma ação inédita no país. A meta é imunizar 64 mil garotas.
A vacinação é gratuita. A escolha da faixa etária foi embasada por estudos, realizados entre as meninas do DF, que apontam o início da vida sexual após os 15 anos. Foram adquiridas 192 mil doses da vacina, num investimento de R$ 13 milhões. Cada jovem receberá três aplicações, com intervalos de 60 e 180 dias após a primeira.
O cronograma de vacinação foi elaborado de acordo com o calendário escolar, respeitando o período de férias. A primeira dose será aplicada de 1º a 26 de abril; a segunda, de 3 a 28 de junho, e a terceira, de 30 de setembro a 1º de novembro. As alunas só podem ser imunizadas mediante autorização dos pais. “A partir de 2014, serão imunizadas apenas meninas de 11 anos”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.
A vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. A campanha vai durar cerca de seis meses. Após esse período, as adolescentes que não tiverem recebido as doses poderão procurar um posto de saúde e apresentar identidade, cartão de vacinação e autorização dos pais.
“A vacina contra o HPV já está disponível para a população, mas até então apenas as mulheres com poder aquisitivo mais elevado conseguiam comprá-la. Com a inclusão da vacina na rede pública, estamos protegendo um número maior de meninas”, enfatizou Olgamir Amancia, titular da Secretária da Mulher. Em 2012, 90 mulheres morreram em decorrência dessa doença no DF.
Para orientar os envolvidos na campanha, as secretarias de Saúde e de Educação realizam, em conjunto, um trabalho de conscientização sobre a vacina. “Temos feito várias reuniões com a comunidade e com os professores, explicando o motivo e a importância dessa medida”, contou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa. O lançamento da campanha foi realizado no dia 8 de março, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 da Estrutural, onde foram vacinadas 364 jovens.
Governo do Distrito Federal: www.df.gov.br
Também nessa Edição :
Entrevista: Ana Paula Ferreira
Entrevista: Kate Fletcher
Artigo: Vinte coisas que aprendi em 20 anos
Notícia: Folha e Fundação Schwab anunciam nova edição do Prêmio Empreendedor Social
Notícia: Capoeira e cidadania
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2013)
Leave a Reply