
O tom de otimismo marcou a abertura da 15ª Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidades, a COP-15. Em Copenhague, o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Okke Rasmussen, abriu a reunião nesta segunda-feira (7) com o anúncio de que 110 chefes de estado e governo confirmaram presença, fato que reflete a mobilização política sem precedentes para combater as mudanças climáticas. Já de Washington também veio uma notícia muito esperada: Os Estados Unidos irão tomar medidas mais duras para controlar suas emissões. Mais: a presidente da COP-15, Conie Hedegaard, afirmou que Copenhague será a cidade dos três Cs: “cooperação, compromisso e consenso”.
Mas qual será o resultado dessa batalha mundial contra o aquecimento global, que reúne quinze mil cientistas, três mil jornalistas em duas mil reuniões até o dia 18? O Brasil já apresentou sua proposta para conter o aquecimento. .O compromisso prevê reduções entre 36,1% e 38,9% em 2020. É acompanhar para saber as propostas e os avanços da reunião.
Também com otimismo, a edição 86 do Responsabilidade Social.com traz entrevista com o coordenador do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa do Rio Grande do Sul, Leoberto Brancher, que fala sobre a Justiça Restaurativa, uma prática jurídica ainda pouco conhecida no Brasil, mas com resultados promissores.
A seção Notícias, divulga pesquisa realizada por Ideia Sustentável, que mostra que de simples peças de comunicação, os relatórios de sustentabilidade passaram a orientar as organizações para novas oportunidades de negócios. A pesquisa qualitativa, divulgada no último dia 02, traz a opinião de 50 empresas líderes com atuação no Brasil e entre as conclusões está que esses documentos são hoje importantes ferramentas de gestão.
Trata ainda sobre o projeto ViraVida, uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que oferta a jovens e adolescentes, de 16 a 21 anos em condições de risco e exploração sexual, cursos técnicos profissionalizantes com duração de seis a nove meses. Somente na Zona Norte do Recife, Pernambuco, o projeto já beneficiou 98 jovens.
Há destaque também para a iniciativa da Celtins, empresa de energia que atende o estado do Tocantins. A partir deste mês os usuários poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças da Amazônia Legal brasileira. O Unicef e a companhia assinaram convênio que permite a doação de R$ 2,00 por meio do boleto de cobrança mensal. O investimento social é opcional e pode ser suspenso pelos clientes a qualquer momento.
Já Perfil, traz a história do ícone da linha do Bonde Turístico de Santos, município Paulista. Aderbal de Godoy é um dos participantes do programa ‘Vovô Sabe Tudo’, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, que atua nas áreas de turismo, educação e cultura com 53 vovôs da cidade. Os integrantes recebem um salário mínimo por suas atividades de 12 horas semanais.
Em Artigos, o economista Marco Antonio Figueiredo Milani Filho, fala sobre os relatórios anuais divulgados pelas empresas no Brasil. Segundo ele, nem todas as empresas que se declaram socialmente responsáveis, apresentam evidências da dimensão financeira de seus supostos investimentos à comunidade, fato esse que permite questionamentos se a responsabilidade social corporativa é significativa ou se representa uma simples peça de marketing sem ações sociais efetivas.
Boa Leitura!
Também nessa Edição :
Perfil: Aderbal de Godoy
Entrevista: Leoberto Brancher
Artigo: Responsabilidade social e investimento social privado: entre o discurso e a evidenciação
Notícia: O que deu na mídia (edição 86)
Notícia: Novo começo
Notícia: Novo jeito de fazer negócios
Notícia: Tarifa social
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2009)
Deixe um comentário