• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Energia integrada ao meio ambiente

Energia integrada ao meio ambiente

July 16, 2020 by admin Leave a Comment

Foto do evento de assinatura da parceria com a Unicef

Foto do evento de assinatura da parceria com a Unicef

Celpa investe na geração de energia limpa, utilizando como matérias-primas o vento, o sol e até mesmo lixo

A concessionária Celpa está desenvolvendo novos modelos de gestão para levar energia elétrica a comunidades isoladas do estado. Tratam-se de dois projetos-piloto criados para atender comunidades da Ilha do Marajó, no nordeste do Pará, com eletricidade gerada por fontes renováveis de energia. Um deles será implantado na comunidade de Santo Antônio, no município de Breves, por meio de termelétrica a biomassa. O segundo será
desenvolvido em Araras, localizada em Curralinho, baseado em sistema híbrido solar-eólico-diesel.

No projeto da comunidade Santo Antônio, serão implementados dois tipos de sistemas: uma usina de geração
utilizando biomassa como combustível, que atenderá cerca de 54 famílias moradoras de uma das margens do rio; e sistemas individuais fotovoltaicos, cujos painéis solares produzirão energia para seis famílias da outra margem. A
Celpa já recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a implantação do sistema e fez a aquisição de parte dos equipamentos necessários para isso. De acordo com o cronograma da concessionária, a instalação dos sistemas será realizada nos meses de novembro e dezembro deste ano.

O sistema terá 50kW de potência instalada que produzirá energia elétrica com qualidade 24 horas por dia, por
meio de uma usina de geração a biomassa com queima direta de resíduos vegetais produzidos pela serraria da comunidade. O processo é baseado no ciclo vapor, no qual o lixo em estado natural é queimado na fornalha de uma caldeira que produz vapor para alimentar uma turbina.

A energia mecânica aciona um gerador de energia. Materiais como pó de serragem, caroços de açaí, cascas de árvores, pedaços de madeira ou qualquer outro material a base de carbono também podem ser utilizados no processo de queima. Nesse caso, a biomassa utilizada será serragem, aparas e costaneiras. Com o novo sistema, os moradores de Santo Antônio não precisarão mais depender da luz elétrica cedida pela serraria existente na comunidade, que possui gerador a diesel, e o fornecimento dura em torno de quatro horas.

Em Araras serão implantados um sistema híbrido de energia e três sistemas fotovoltaicos, que atenderão a demanda no local, que é de aproximadamente 10 kW. O sistema híbrido é composto por um aerogerador, no qual a geração de energia se dará por turbinas eólicas, que geram energia a partir da velocidade do vento. O sistema tem também módulos fotovoltaicos, cuja energia é gerada a partir da radiação solar, de um banco de baterias e de um grupo gerador diesel de reserva, projetado para operar como backup somente nos períodos de pequena disponibilidade de recursos eólicos e solares. Os aparelhos puramente fotovoltaicos serão constituídos por painéis fotovoltaicos e bancos de bateria.

“Os sistemas propostos empregam tecnologia de ponta para conversão das fontes renováveis de energia eólica e solar, visando reduzir o número de horas de operação de grupos geradores diesel a um mínimo e evitar o consumo excessivo de óleo diesel. Também objetivam a diminuição do consumo de óleo lubrificante e produção de resíduos sólidos como borra, filtros e outros, além de diminuir os riscos de vazamentos durante o transporte, armazenagem, transferência do óleo diesel e lubrificante”, avalia Giorgiana Pinheiro, do Departamento de Engenharia e Planejamento da concessionária.

Os projetos também poderão gerar empregos, uma vez que os moradores da Comunidade Santo Antônio receberão
treinamento para atuar tanto na usina quanto nos sistemas individuais fotovoltaicos (solar). No final do ano passado, os moradores participaram de capacitação para atuar em sistemas a vapor realizada por técnicos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em Breves, ao longo do ano de 2009 serão realizados outros treinamentos.

Em Santo Antônio, o projeto atenderá 44 unidades consumidoras, sendo 39 residências, duas igrejas, uma escola, e o excedente atenderá parte da demanda da serraria e fábrica de vassouras da comunidade. Em Araras, a previsão é de 78 unidades consumidoras, sendo 64 residências, quatro igrejas, três unidades destinadas para a escola, dois depósitos, dois comércios, um salão comunitário, um posto de saúde e uma casa pastora

Energia e educação
Além da geração de energia limpa, a concessionária também está envolvida em novos projetos sociais na área de
educação. Desde o mês passado, os 1,5 milhão de clientes da empresa podem contribuir com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na luta pelos direitos de crianças e adolescentes da Amazônia, com a doação de R$ 2,00 por mês. O valor arrecadado será integralmente destinado ao projeto Agenda Criança Amazônia, ação voltada para o bem-estar de nove milhões de crianças e adolescentes da região.

Cálculos da empresa apontam que se 2,5% dos clientes residenciais aderirem ao projeto, serão mais de 33 mil paraenses colaborando. O resultado será a melhora significativa de indicadores sociais, como mortalidade infantil e materna, desnutrição infantil, permanência na escola, violência e trabalho infantil, entre outros. Dados do Unicef
evidenciam melhorias em alguns desses indicadores no estado entre os anos de 1991 e 2006, como a mortalidade infantil (por mil nascidos vivos), que obteve melhora de 43,5%.

“A Celpa se torna a primeira parceira estratégica corporativa do Unicef no Brasil. A Agenda Criança Amazônia é um processo de mobilização da sociedade civil, governos e iniciativa privada. Queremos ajudar a formar uma nova geração para a Amazônia, formada não apenas por pessoas que amam a região, mas também por pessoas que podem contribuir para o seu desenvolvimento”, destaca a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Mensalmente, o Unicef divulgará os resultados da campanha aos consumidores por meio do site http://www.unicef.org.br, assim como a aplicação dos recursos arrecadados em projetos da Agenda Criança Amazônia. Além de ser opcional, o
cliente poderá suspender a contribuição a qualquer momento. “A Celpa está em 6 milhões de lares paraenses, por isso achamos que somos um veículo de fácil acesso à população para fazer com que os paraenses possam ajudar outros paraenses”, justifica a presidente da Rede Energia e da Celpa, Carmem Campos Pereira.


Celpa – Tel.: (91) 3210-6703

Também nessa Edição :
Perfil: Claudia Vega
Entrevista: Cassio Taniguchi
Artigo: A representatividade em experiências de Orçamento Participativo
Notícia: O que deu na mídia (edição 75)
Notícia: Celeiro de atletas-mirins
Notícia: Lei inédita incentiva ruralistas a preservar nascentes
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2009)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service