
Seletiva realizada no Tocantins, em fevereiro
Rede Energia seleciona jovens para ingressar em projeto de atletismo
O “Rede Atletismo”, considerado o maior programa de atletismo do país, prepara seletiva nacional, que definirá a equipe de “Novos Talentos”. Serão selecionados, em provas previstas para julho, 60 meninos e meninas nascidos entre 1991 e 1994, que passarão morar no Centro Nacional de Excelência Esportiva (CNEE) em Bragança Paulista, sede do projeto desenvolvido pela Rede Energia.
Criada em 2007, a iniciativa forma atletas em todas as modalidades desse esporte (corridas, saltos, arremessos e lançamentos). O objetivo é dar condições para que o jovem faça do atletismo seu projeto de vida. Para chegar ao novo time, ocorrem pelo Brasil as seletivas regionais, promovidas por voluntários da empresa.
Em Tocantins, por exemplo, o projeto está a cargo da Celtins, uma das nove distribuidoras de energia elétrica da holding. No mês passado, cerca de 160 jovens de todas as regiões do estado participam das provas realizadas capital Palmas e o sonho de integrar uma equipe campeã está mexendo com a rotina dos atletas-mirins.Exemplo é Deusival Aragão. Morador da zona rural, no Assentamento Lagoão, o candidato deslocava-se diariamente à Sandolândia para estudar.
Ao participar e passar, com excelência, nos primeiros testes do projeto o atleta entrou em contato com os tios que residem na cidade e passou a morar com eles para ser treinado por um professor. Devido à dificuldade financeira dos familiares do atleta, a Celtins firmou um convênio para garantir a alimentação adequada do garoto, uma das promessas da região. A distância dos principais centros econômicos do estado e a falta de oportunidades e de locais adequados não tem desmotivado os participantes.
Os jovens da área rural de Augustinópolis improvisam o treinamento em estradas e ruas menos movimentadas para apresentar bons resultados na Seletiva II, que ocorre neste mês.Já em Taipas, na região sudeste do Tocantins, o treinamento ocorre três vezes por semana em um campo de futebol, com direito à torcida. “Um dos pais me mostrou uma caderneta com as anotações dos testes realizados. Outros estão pagando até academia para preparação dos filhos”, contou o líder do Pólo da Celtins em Dianópolis, Jaime Cabrinha.
O coordenador da empresa de Gurupi, Maurício Zanina, destaca que os treinamentos também acontecem a todo vapor na região sul. “Estamos trabalhando para ter representantes entre os aprovados” avisa.Tanto empenho não é por acaso. Ao ingressar no programa, o jovem recebe bolsa-auxílio, assistência médica e odontológica, moradia, alimentação, bolsa de estudos, treinamento especializado em um centro de primeiro mundo, além de assistência de fisioterapeutas, massagistas, nutricionistas e academia de ginástica para sua preparação.
Em 2008, com pouco mais de um ano de existência, 12 dos 82 atletas da equipe participaram dos Jogos Olímpicos de Beijing, e dois paraatletas nas Paraolimpíadas. Além disso, a equipe conquistou a vitória na categoria masculino de uma das principais competições da modalidade no país – o Troféu Brasil. A ação conta com atletas profissionais na equipe Perfomance, como Maurren Maggi, madrinha do “Novos Talentos”, Vicente Lenilson e André Domingos.
Celtins – Rede Energia – Tel.: (63) 3219-5023
Também nessa Edição :
Perfil: Claudia Vega
Entrevista: Cassio Taniguchi
Artigo: A representatividade em experiências de Orçamento Participativo
Notícia: O que deu na mídia (edição 75)
Notícia: Lei inédita incentiva ruralistas a preservar nascentes
Notícia: Energia integrada ao meio ambiente
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2009)
Leave a Reply