• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Perfil » Claudia Vega

Claudia Vega

July 31, 2020 by admin Leave a Comment

Divulgação

Divulgação

O projeto “Arte e Cidadania”, desenvolvido há três anos pelo Instituto de Investimento e Responsabilidade Social (Iris), entidade não-governamental instalada em Salvador, é o vencedor na categoria “Educação para a Cidadania e Inclusão Social” da última edição do TOP Social, premiação que reconhece organizações que executam programas e ações que incorporam o conceito de responsabilidade social na Bahia. A iniciativa também recebeu o prêmio destaque na mesma categoria.

Voltado para crianças de 7 a 14 anos, estudantes de escolas públicas situadas em área de baixo índice de desenvolvimento humano da capital baiana, o projeto tem como meta formar cidadãos a partir da arte-educação. Para tanto, oferta oficinas de artes visuais em sala de aula, encontros com produtores artísticos e visitas orientadas a espaços culturais.“A proposta surgiu para diminuir a fenda existente entre a arte e a educação percebida na rede de ensino. O projeto tem como princípio educar o olhar da criança para a estética, não só dos elementos artísticos, mas do cotidiano, estimulando a criatividade para outras atividades”, explica a coordenadora técnica dos Projetos de Arte-educação do instituto, Claudia Vega.

Ainda segundo ela, após a apreciação das imagens e da leitura das histórias biográficas, o aluno é incentivado a elaborar produções plásticas, em oficinas direcionadas ou livres. Também são realizadas visitas guiadas a museus, galerias, feiras de artesanato e outros espaços culturais. “É uma maneira agradável de desmistificar o papel puramente tecnicista e secundário da arte na educação pública hoje. A valorização e o resgate da cultura local, através do contato com artistas e sua produção artístico-artesanal, vale como instrumento de aproximação e conscientização sobre a importância da preservação da memória cultural”, completa.

Desde a sua criação, a iniciativa já beneficiou cerca de 600 crianças. Atualmente 210 estudantes de 1ª a 4ª série participam das atividades promovidas, apoiados por cinco profissionais, sendo duas arte-educadoras, uma pedagoga e duas na aérea de psicologia, além de seis professoras municipais. Os resultados são a diminuição da violência entre os alunos, comprovada por informações de livros de ocorrência das diretorias das instituições de ensino, o aumento da freqüência escolar, principalmente nos dias em que o projeto é desenvolvido, dado confirmado a partir dos diários de classe e a melhoria das competências e habilidades dos participantes em todas as áreas do conhecimento, verificado nas notas das avaliações. “Também foi registrada uma melhor interatividade dos alunos e a diminuição da evasão e repetência”, comemora Claudia Vega.

A médio e longo prazo, o resultado será a sustentabilidade significativa do projeto, gerada pelo aumento de renda, melhoria da condição de saúde e educação das famílias beneficiadas. “A comunidade se torna mais sustentável a partir do impacto social demonstrado pelo projeto com contribuições diretas nas futuras gerações”, avalia.

Para este ano, a meta é ampliar o atendimento para pelo menos mais uma sala de aula com 35 crianças, capacitar 100% dos professores responsáveis pelas turmas beneficiadas (seis turmas) e criar no mínimo 210 peças artísticas. “Também está nos planos publicar até dezembro a sistematização da metodologia, “contribuindo, assim, para que esse instrumento torne-se uma ferramenta para todos os educadores que desejem aplicar essas ações em sua sala de aula”, destaca.

A iniciativa conta com dois parceiros investidores. Tratam-se da Rique Empreendimentos e Participações Ltda. e a RABR Empreendimentos Ltda., que colaboram para o pagamento do material, do transporte e do pessoal envolvido na implementação das ações. Há, ainda, um parceiro apoiador – a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, que concede o espaço para a realização do projeto. “Os parceiros são peças fundamentais para a transformação social, pois sem a presença deles dificulta-se a concretização do ideal proposto”, completa a coordenadora.


Instituto de Investimento e Responsabilidade Social (Iris) – Tel.: (71) 3350-5337

Também nessa Edição :
Entrevista: Cassio Taniguchi
Artigo: A representatividade em experiências de Orçamento Participativo
Notícia: O que deu na mídia (edição 75)
Notícia: Celeiro de atletas-mirins
Notícia: Lei inédita incentiva ruralistas a preservar nascentes
Notícia: Energia integrada ao meio ambiente
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2009)

Filed Under: Perfil

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service