
Ange Guimerá observa refeição dos alunos
Jovens de baixa renda de São José dos Campos (SP) têm aulas gratuitas de rugby
O que nas férias era diversão e lazer para crianças e jovens carentes de São José dos Campos, em São Paulo, agora é treino para valer. A partir deste mês, as aulas gratuitas de rugby serão intensificadas e englobarão uma hora de ginástica em academia e duas horas de fundamentos e prática da modalidade.
Trata-se do “Rugby Social”, resultado de uma parceria entre o São José Rugby Clube, atual pentacampeão brasileiro da modalidade, e a NovaDutra, concessionária de rodovia, para utilizar o esporte como ferramenta de educação e promoção social. O apoio da concessionária se dá por meio de lei de incentivo fiscal, sob orientação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). A iniciativa beneficia 120 crianças do município do interior paulista.
Segundo o presidente do clube esportivo, Ange Guimerá, durante as férias, houve uma programação inédita, que permitiu manter em atividade as crianças e jovens, o que antes não era possível, pois as aulas estavam condicionadas ao calendário escolar oficial. “Muitos alunos se dispersavam nas férias e não voltavam no ano seguinte, mas com a verba advinda da parceria, mantivemos a garotada em atividade no período”, explica.
O projeto complementa o programa “Aprendendo e Jogando Rugby”, realizado há cinco anos no município. As atividades ocorrem na sede clube esportivo, às terças e quintas, das 14h às 17h e, após as aulas, há distribuição de refeição completa para todos os participantes. “Muitos alunos não teriam condições financeiras para chegar à nossa sede fora do ano letivo, mas a parceria viabilizou transporte e alimentação para todos os garotos e uma programação que é muito importante para a vida social deles”, destaca Guimerá.
Para o analista de Relações Institucionais da NovaDutra e responsável pelos projetos sociais apoiados pela empresa, Gilberto Pinheiro, a proposta da parceria é promover a inclusão social, a sociabilização e a educação para a cidadania. “Estamos contribuindo com o São José Rugby na missão de despertar os jovens para a cidadania, aplicando o esporte como instrumento para disseminar valores como auto-estima, companheirismo e convívio social saudável”, diz. “Ao mesmo tempo, ajudamos no processo de popularização do rugby no Vale do Paraíba paulista, que já é um verdadeiro celeiro de craques da modalidade”.
A prática esportiva surgiu aproximadamente na segunda década dos anos 1800 a partir de uma jogada irregular do futebol, mas só foi reconhecida como esporte em 1863. No Brasil, a modalidade foi introduzida por volta de 1890, mas só começou a ser jogada regularmente a partir da década de 1920, em São Paulo. Praticado com as mãos e os pés com uma bola oval, o jogo envolve duas equipes com quinze jogadores cada, em jogos que duram dois tempos de 40 minutos, com dez minutos de intervalo. O objetivo é pontuar o máximo possível.
“O Rugby Social também visa formar novos craques do esporte, afinal, foi o trabalho de base que permitiu ao São José Rugby conquistar o pentacampeonato brasileiro e revelar vários jogadores para a Seleção Brasileira”, orgulha-se Guimerá. “Não é à toa que São José dos Campos é conhecida como capital nacional do Rugby”, conclui
Nova Dutra e São José Rugby Clube – Telefones: (11) 2795-2476 e (12) 8121-1830
Também nessa Edição :
Perfil: Alberto Hernandez Neto
Entrevista: Luciana Chinaglia Quintão
Artigo: Nossa estranha mania de ter fé na vida
Notícia: O que deu na mídia (edição 73)
Notícia: Responsabilidade Social na estrada
Notícia: Justiça cidadã
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2009)
Leave a Reply