• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » Empreendedorismo juvenil ganha força no país

Empreendedorismo juvenil ganha força no país

September 4, 2020 by admin Leave a Comment

Projeto “O ato, a rua, a lua”, da ONG Humbiumbi, em Minas Gerais

Projeto “O ato, a rua, a lua”, da ONG Humbiumbi, em Minas Gerais

Citi investe recursos financeiros e acompanha seis programas que beneficiarão cerca de três mil jovens

Com o intuito de fortalecer o empreendedorismo entre adolescentes e jovens do país, o Citi Brasil promoverá a terceira edição do “Programa Jovens Escolhas – em Rede com o Futuro”. Pela iniciativa, a empresa líder em serviços financeiros globais, investirá recursos financeiros e acompanhará durante dois anos projetos conduzidos por organizações não-governamentais de São Paulo, Belo Horizonte, Bahia e Rio de Janeiro.

Nessa fase, o projeto terá como parceiros o Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência; o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip); a Cipó – Comunicação Interativa; a Ação Comunitária Paroquial do Jardim Colonial (CPA); o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a organização Humbiumbi – Arte, Cultura e Educação, num total de seis projetos apoiados. A proposta é promover o acesso de novas gerações a oportunidades educacionais.

Segundo o superintendente de Assuntos Corporativos do Citi Brasil, Anthony Ingham, a iniciativa tem como alicerce a crença de que a educação voltada ao empreendedorismo juvenil é uma ótima alternativa para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. “O programa investe no fortalecimento e ampliação do universo de valores dos jovens ao incentivar a participação crítica, democrática, solidária e transformadora. Em cada um dos seis projetos, vemos a dimensão do trabalho inserida na educação e no contexto sociocultural dos jovens beneficiados”, destaca.

Sob o pilar da educação, seja ela financeira, básica ou até mesmo ambiental, o programa deverá beneficiar cerca de 3.000 pessoas. “Em cada projeto serão diretamente atendidos 30 jovens, que serão responsáveis por treinar outros 150. Estes, por sua vez, replicarão os conhecimentos para outros 250”, explica Ingham. O programa, realizado nos anos de 2004 e 2006 pelo Instituto Credicard, já apoiou 17 projetos em todo o país, beneficiando cerca de 8.000 pessoas.

Diversidade

Embora o programa tenha um formato previamente desenhado, o Citi não o apresenta como um pacote fechado. Ao contrário, promove reuniões periódicas com todos os parceiros. “Não basta só dar o dinheiro, é importante acompanhar”, avalia o superintendente.

Outra marca do programa é a diversidade das ações. Na Bahia, por exemplo, serão beneficiados jovens tanto da capital quanto de municípios rurais do Sisal e da Bacia do Jacuípe, localizados na região do semi-árido do estado. As propostas envolvem desde ações educativas, de diagnóstico e planejamento de projetos sociais, até a formação de jovens para atuar como “educomunicadores”, produtores de mídia, articuladores e mobilizadores sociais. No estado, os projetos serão realizados pelo Movimento de Organização Comunitária e pela Cipó.

No Rio de Janeiro, o Cecip realizará o projeto “Construindo informação; transformando indivíduos para mudar o seu mundo”, que proporcionará oficinas de tecnologia de informação e comunicação para jovens de escolas da rede pública de Vila Isabel (zona norte do Rio de Janeiro), grande parte moradores do Complexo do Morro dos Macacos.

Em Minas Gerais, a instituição Humbiumbi conduzirá o projeto “O ato, a rua, a lua”, baseado em ações educativas de comunicação, cultura e empreendedorismo, num total de 1.100 horas de atividades. Estão previstos desenvolvimentos pessoal e social, produção de mídia, educação financeira, educação em saúde, cultura e a criação de projetos de ação.

Cultura e comunicação também serão os eixos do projeto do Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, que beneficiará adolescentes de comunidades da periferia de São Vicente, em São Paulo. A proposta é fomentar o empreendedorismo juvenil nas áreas de produção e difusão artístico-cultural. Também no estado, a CPA, promoverá o projeto “Central da juventude para oportunidades e geração de renda”. Um núcleo central orientará a atuação em três eixos educacionais – ambiental, cultural e empreendedor – que formará 30 jovens por um período de dez meses.


Citi Brasil – Tel.: (11) 4009 7232 / (11) 4009 2198

Também nessa Edição :
Perfil: Julio Isnard e Daniel Rasello
Entrevista: Joaquim de Melo
Notícia: Produtores de suínos adotam práticas ecologicamente corretas no DF
Notícia: O que deu na mídia (edição 64)
Notícia: Educação responsável
Oferta de Trabalho: Qualidade de vida para o idoso brasileiro
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2008)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service