
As empresas vêm ocupando um espaço cada vez maior no desenvolvimento social da nação. É interessante observar que essa realidade é fruto de uma demanda natural do mercado, cada vez mais questionado e cobrado pelos consumidores conscientes e exigentes da atualidade. Nesse sentido, trazemos artigo que faz uma reflexão sobre o papel do setor financeiro no incentivo à adoção de condutas responsáveis por parte da iniciativa privada.
Mostramos como pequenas e médias empresas estão modificando suas formas de negócio para se ajustar a essa nova realidade do consumo consciente. É o caso de uma loja de materiais de construção do DF, a Vallori Revestimentos Cerâmicos, que tem firmado parcerias com empresas que fornecem produtos que utilizam apenas madeira certificada, e todas as peças são confeccionadas por uma comunidade carente de Salvador.
A edição 57 do site Responsabilidade Social.com também conta a história de cerca de 30 empresas que, numa iniciativa inédita no país, criaram o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) – uma entidade com o intuito de qualificar, fortalecer e disseminar o trabalho voluntário em empresas, institutos e fundações empresariais. A secretária-executiva do conselho e presidente do Riovoluntário, Heloísa Coelho, fala sobre esse movimento e avalia o espírito solidário do povo brasileiro.
Um exemplo é uma empresa pequena do bairro do Pari, na capital paulista, que viveu um dia especial em prol do meio ambiente no mês passado. Cerca de 50 voluntários percorreram a avenida Carlos de Campos com o intuito de levar informações sobre a importância da preservação ambiental aos comerciantes e moradores da região, que adotaram a manutenção dos canteiros de plantas da avenida.
Trazemos, ainda, a interessante iniciativa que promove troca de experiências entre jovens rurais de todo o país. Cento e vinte agricultores familiares terão a oportunidade de conhecer diferentes realidades sociais durante o segundo semestre deste ano. Trata-se do II Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, promovido por onze entidades que trabalham com projetos de educação no campo.
Nessa edição, encerraremos a série Mabe Mulher Cidadã com a história de Elhinis Papacosta Castilho, a segunda colocada da premiação com o projeto Cisternas, que beneficia famílias da paróquia de São Francisco, no sertão do Piauí. Falecida dois dias antes da entrega do prêmio, aos 90 anos, Elhinis deixou como legado um enorme exemplo de cidadania e uma série de melhorias para a comunidade.
Boa leitura!
Também nessa Edição :
Perfil: Elhinis Papacosta Castilho
Entrevista: Heloísa Coelho
Artigo: Reflexão sobre o papel do setor financeiro no incentivo à adoção de condutas responsáveis por parte da iniciativa privada
Notícia: Iniciativa promove troca de experiências entre jovens rurais de todo o país
Notícia: Mercado socialmente responsável
Notícia: Sábado verde
Notícia: O que deu na mídia (edição 57)
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2008)
Deixe um comentário