
Venda de artesanatos do projeto Arte Aqui
Rede de hotelaria espanhola investe em ações de responsabilidade social no litoral baiano
O Grupo Iberostar tem investido recursos financeiros e sociais na Bahia. Além de aplicar valores da ordem de US$ 250 milhões no município de Mata de São João, no litoral do estado, a empresa realiza, há dois anos, ações de responsabilidade social capazes de mudar a realidade da comunidade local. O número de beneficiados pelo turismo solidário já soma 2.663 pessoas, incluindo colaboradores e moradores de áreas próximas ao complexo hoteleiro instalado pelo grupo. Dessas, 990 foram somente no ano passado.
A rede espanhola desenvolve atualmente 12 projetos, oito deles realizados nas comunidades próximas e outros quatro nas obras do novo empreendimento do complexo. Entre as atividades promovidas, destaque para ações na área de educação, que vão desde cursos de alfabetização, até palestras sobre questões ambientais. “Esses projetos são contínuos e visam, principalmente, combater a defasagem educacional, uma demanda da própria comunidade”, destaca a advogada do grupo, Maria Guimarães.
Denominado “Alfabetização na Obra”, o programa educacional garante a oportunidade dos funcionários serem alfabetizados no próprio local de trabalho. Iniciado em 2007, o curso teve a participação de 25 pessoas, sendo que 11 chegaram ao final do processo. E os que finalizaram já apresentaram a expectativa de dar continuidade aos estudos.
Outra frente de atuação do grupo é a qualificação profissional da comunidade, com a oferta de cursos técnico-profissionalizantes na área de hotelaria, que incluem aulas de inglês. Por essa iniciativa mais de 300 pessoas já foram atendidas, com oficinas de garçons, ajudantes de cozinha, camareiras e arrumadores. Também foi elaborada uma parceria com a Prefeitura de Mata de São João, para a capacitação de jovens nas práticas de bares e restaurantes.
“Esse trabalho mostra que o impacto do turismo pode se dar de forma positiva, em colaboração com a comunidade, no auxílio da preservação das suas tradições e melhorando a qualidade de vida, por meio de mudanças comportamentais e do aprimoramento profissional”, fala Maria Guimarães.
Ainda dentro da proposta profissional, há outras ações que também visam a geração de emprego e renda, mas com a valorização da cultura local. Exemplo é o “Projeto Arte Aqui”, que consiste no levantamento e cadastro de todos os artesãos e grupos artísticos da região, com o intuito de organizar e apoiar a realização de oficinas e estimular a formação de cooperativas e associações. Em novembro passado, as comunidades receberam uma barraca para vender seus produtos no Iberostar e um grupo de baianas se apresentou no hotel.
Agenda 21
A educação ambiental é outro assunto que está na pauta dos trabalhos desenvolvidos pela empresa. Além de oferecer cursos sobre a temática para os funcionários, há o incentivo para que esses profissionais se tornem multiplicadores. Entre os assuntos abordados, destaque para preservação de tartarugas marinhas, visto que o empreendimento está localizado em uma das mais importantes áreas de desova de tartarugas marinhas no Brasil. Nesse caso, as aulas são ministradas por um responsável do Projeto Tamar.
A ação faz parte do projeto “Programa de Educação Ambiental Formação de Multiplicadores na Obra”, que já selecionou cinco pessoas para estimular ações positivas em relação ao meio ambiente, por meio de montagem de painéis, folders, discussões e dramatizações.
O Iberostar também atua para a formação e fortalecimento de lideranças comunitárias em Açu, Malhadas e Campinas, localizadas próximas ao empreendimento hoteleiro. Para tanto, são realizados encontros quinzenais que têm como pauta as pesquisas de dados para a construção da “Agenda 21”, que traz os problemas do dia-a-dia e pedidos de apoio reunidos pelos próprios moradores. Os resultados dessa iniciativa são a formação de duas associações em 2007 e o apoio dos líderes comunitários para a contratação de pessoal para as obras do empreendimento.
“A linha de trabalho definida pela Iberostar parte do princípio de que a educação ambiental é um processo contínuo que visa não só trazer informações, mas possibilitar transformações que resultem numa melhoria na qualidade de vida dos moradores da região. A importância dessa atuação é hoje reconhecida e valorizada pela comunidade, e com o lançamento da Agenda 21, acreditamos estar contribuindo para que os moradores se tornem atores da busca de melhorias para suas comunidades”, completa Maria Guimarães.
Grupo Iberostar – Tel.: (71) 3676-4200
Também nessa Edição :
Perfil: Maria Braga Moreira
Entrevista: Marta Rocha
Artigo: A cidadania no dia-a-dia
Notícia: O que deu na mídia (edição 54)
Notícia: Brasil ganha vitrine para produtos e serviços sustentáveis
Notícia: Parceria pela educação
Oferta de Trabalho: Procura-se (05/2008)
Leave a Reply