
A Responsabilidade Social tem sido constantemente o alvo de análises no mundo empresarial. E a expressão de compromisso com as causas sociais, está incorporando o modelo de gestão e se tornando estratégia empreendedora de grandes empresas sintonizadas com um mundo globalizado cada vez mais exigente em relação à dinâmica de seus negócios e à sustentabilidade empresarial. Para que se chegue à clareza do significado de estratégia empreendedora, faz-se necessário analisar alguns conceitos como, por exemplo, planejamento estratégico e empreendedorismo.
Pode-se conceituar planejamento estratégico como o processo de elaboração da estratégia, projetando os objetivos e resultados esperados a longo prazo. A elaboração do planejamento envolve os processos de análise do ambiente e de organização e geralmente, os responsáveis por sua elaboração são os altos executivos da empresa.
Na realidade, o planejamento estratégico ou a administração estratégica, pode ser considerada como uma série de estágios em que a alta administração deve seguir para a efetiva realização das tarefas empreendedoras.
Porém, para que estas tarefas empreendedoras aconteçam de forma eficiente e eficaz, as empresas necessitam de profissionais que façam a diferença, pois, onde algumas pessoas vêem problemas, empreendedores vêem oportunidades.
Pode-se conceituar também o empreendedor como a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem. É um profissional dotado de sensibilidade para os negócios, tinos financeiros e capacidade de identificar oportunidades. Ele deve transformar idéias em realidades, para benefício próprio e para benefício da comunidade.
Os empreendedores não precisam ser inventores e sim criativos. Devem estar em um processo contínuo de exploração, aprendizado e melhoria para o mercado e a sociedade.
Com o objetivo de teorizar as estratégias empreendedoras, descobre-se o conceito de empreendedorismo social. Porém, qualquer definição de empreendedorismo social deve refletir a necessidade de maneira similar à definição de empreendedor de negócios.
Para um melhor entendimento dos pontos que diferem e, ao mesmo tempo, apresentam certa semelhança entre empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social, segue algumas características:
• O Empreendedorismo Empresarial é individual, produz bens e serviços, tem o foco no mercado, sua medida de desempenho é o lucro e visa satisfazer necessidades dos clientes e a ampliar as potencialidades do negócio.
• O Empreendedorismo Social é coletivo, produz bens e serviços à comunidade, tem foco na busca de soluções para os problemas sociais, sua medida de desempenho é o impacto social e visa respeitar pessoas da situação de risco social e a promovê-las.
Para os empreendedores sociais a riqueza é apenas um meio para um determinado fim. Já para os empreendedores de negócio, a geração de riquezas é uma maneira de mensurar a geração de valor. Isso ocorre porque os empreendedores de negócio estão sujeitos à disciplina do mercado, o qual na maioria das vezes é quem determina se eles estão mesmo gerando valor. Se eles não alternarem seus recursos para serem usados de forma mais economicamente produtiva, eles tenderão a serem postos de fora do mercado.
O empreendedor social tem como objetivo a obtenção de resultados sociais significativos, produzindo mudanças para melhorar a vida das pessoas, preservando a riqueza da vida humana e renovando as razões de esperança no futuro do mundo.
A importância da responsabilidade social é enfatizada como estratégia empreendedora, pois a atividade empresarial é um instrumento da sociedade e da economia, e estas podem acabar com a existência de uma empresa se acreditarem que ela não executa um trabalho necessário, útil e produtivo.
Tem-se a intenção de comprovar que responsabilidade social não é filosofia, técnica, modismo, gestão, ideologia, mas estratégia empreendedora que transforma uma organização, fazendo com que ela se torne mais competitiva, dinâmica, transparente, humana e ética. São por meio destes requisitos que a organização consegue o retorno financeiro com um lucro social, além de contribuir para melhoria na qualidade de vida de todos seus stakeholders.
Lierge Luppi é mestre em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo – FAESP e professora do Departamento de Administração da Faculdades Unicen de Tangará da Serra – UNICEN. E-mail: l.luppi@terra.com.br, Fone: (65) 3326-2506 e (65) 8407-0606
Também nessa Edição :
Perfil: Aucélio Melo de Gusmão
Entrevista: Cláudio Sales (2007/10)
Notícia: Escravidão no Brasil tem nome, CPF e endereço
Notícia: Óleo de cozinha vira biodiesel no DF
Notícia: Ecomoda
Notícia: O que deu na mídia (edição 45)
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2007)
Leave a Reply