• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Perfil » Claudius Ceccon (2007/07)

Claudius Ceccon (2007/07)

July 25, 2020 by admin Leave a Comment

Claudius Ceccon

Claudius Ceccon

O Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) comemora neste mês seu 20º aniversário, com exposição até 29 de agosto no espaço OI Futuro, localizado no Rio de Janeiro. Fruto da criação de Claudius Ceccon, hoje Diretor Executivo da instituição, a organização não-governamental tem como missão contribuir para o fortalecimento da cidadania e para definição de políticas públicas que promovam direitos humanos – econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais.

Cartunista de humor, Claudius Ceccon teve seu primeiro contato com a comunicação popular durante seu exílio político em Genebra na década de 70. “Para simplificar esta longa história, foi depois de meu encontro com Paulo Freire”, lembra. Na época Ceccon trabalhou numa organização internacional na área de comunicação. Nascia aí uma preocupação que o acompanha até hoje: a democratização da informação.

Com esta proposta, o cartunista criou no final da década de 80 o CECIP com uma proposta inovadora pra época. “A grande novidade era o uso do vídeo – palavra e imagem instantâneas, um verdadeiro milagre, que possibilitava fazer experiências em educação até então inéditas”, conta. Hoje, além de produzir vídeos e filmes sobre a realidade e cultura brasileiras a instituição também produz materiais educativos e realiza cursos e seminários com e para educadores. “Uma experiência mais recente é a de conceber e realizar campanhas de interesse público, pondo em evidência assuntos que normalmente são considerados ‘difíceis’ ou polêmicos demais, como o do disfarçado preconceito racial na sociedade brasileira. Essas campanhas aliam a comunicação de massa e o trabalho na escola, uma combinação das mais felizes”, destaca.

O CECIP realiza ainda projetos de inclusão digital com alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro. O mais recente é o projeto SITE – Sala de Informação, Tecnologia e Educação, que reuniu jovens para a produção do site “Geração Digital”, lançado no dia 18 de junho no OI Futuro.

A lista de projetos realizados pela ONG e prêmios recebidos é extensa. São cerca de 80 prêmios, dentre eles, o Prêmio Itaú-UNICEF Educação & Participação, categoria Mobilização pela Educação, para o Projeto Estatuto do Futuro e o Certificado de Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, para o Projeto Botando a Mão na Mídia, que a partir de oficinas, estimula uma leitura crítica dos meios de comunicação de massa.

“Somos uma ONG que teve três longas exibidos no circuito comercial”, comemora Ceccon. Entre os filmes premiados e elogiados pela crítica estão o Santo Forte e Babilônia 2000, documentários de Eduardo Coutinho (um dos fundadores do CECIP) e Bendito Fruto, dirigido por Sérgio Goldenberg. Para a TV a ONG já produziu uma série de documentários, em co-produção com BBC, Channel 4, Canal Plus, ARTE, ZDF, todas televisões européias.

Para Claudius Ceccon, o trabalho como cartunista foi fundamental para a realização do trabalho com comunicação popular. “O desenho de humor é muito mais livre que uma foto ou um filme. O humor pode usar a linguagem da fantasia, do surrealismo, pode fazer sínteses impossíveis por outros meios, desvelar mecanismos escondidos, abrir as cabeças por meio do riso”, destaca.

Mestre do desenho e do humor gráfico, Claudius Ceccon estreou aos 19 anos no Jornal do Brasil, passando posteriormente pela Revista Manchete, pelos jornais A Noite, Diário Carioca, Correio da Manhã, O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. “Não quero deixar de mencionar a revista Senhor e O Pif Paf, do Millôr, que deixaram saudades”, relembra. O cartunista também foi um dos cinco fundadores do Pasquim, famoso folhetim que desafiava a censura e ditadura militar, com qual colaborou até a sua extinção, em 1982.

E com a autoridade de mais de centenas de charges publicadas no currículo, Claudius Ceccon faz um desenho do cenário atual do Brasil. “O gigante eternamente deitado está finalmente despertando e se espreguiçando. Vai ser preciso muito empenho, muita vigilância, muita energia para que o Brasil, finalmente desperto, não repita as bobagens que estão sendo feitas por outros países emergentes”, concluiu.


Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) – Tel.: (21) 2509-3812

Também nessa Edição :
Entrevista: Rui Goerck
Artigo: Economia de recursos naturais na construção
Notícia: Terceiro Setor em Números (2007/07)
Notícia: Ocupação Sustentável
Notícia: Discriminação no trabalho recuou no Brasil
Notícia: O que deu na mídia (edição 42)
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2007)

Filed Under: Perfil

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service