Não sabe como investir com eficiência e responsabilidade? É fundamental fazer uma projeção financeira para evitar que fique sem reserva de emergência por causa dos investimentos.
Nós vamos te explicar o que é a projeção financeira, para que você possa investir com responsabilidade, visando alcançar os resultados que sempre sonhou.
Confira a seguir e planeje melhor seus aportes, para que tenha qualidade de vida enquanto constrói seu patrimônio.
Entenda a projeção financeira e multiplique seu patrimônio
Todo investidor precisa de projeção financeira e reserva de emergência para evitar problemas em sua trajetória financeira. Podemos falar em duas projeções que o investidor deve fazer, que são:
1. Projeção de custos
É indispensável ter uma planilha com todos os seus custos mensais. Tendo em vista que, sabendo quanto você gasta para viver é possível minimizar tais custos evitando desperdícios.
Além disso, é possível se programar para custos que são diferenciados ao longo do ano, por exemplo, a renovação de seu IPVA.
Com a projeção de custos é possível guardar dinheiro por meses que antecedem a renovação, evitando que precise pagar juros para parcelar a dívida e com isso, perca dinheiro.
É interessante projetar seus custos semestrais ou anuais, para que tenha tempo de se organizar e investir melhor.
2. Projeção dos investimentos para alcançar suas metas
Ao longo do ano, é normal ter várias metas. Como: pagar o IPTU e IPVA à vista para economizar, fazer a viagem dos sonhos, trocar de carro, etc.
Mas para que isso se torne realidade é preciso investir corretamente, definindo cada quantia para uma meta em específico.
Fazer uma projeção de quanto será capaz de investir ao longo do ano, te dá a possibilidade de perceber quanto poderá ser gasto para que alcance suas metas.
Bem como, projeta o período ideal para investir, visando que os juros compostos te auxiliem a alcançar seu objetivo financeiro para que a meta seja alcançada.
Faça as duas projeções para ter orientação em suas finanças
Para a projeção de custos, basta analisar e acompanhar seus gastos mensais, visando identificar tudo que precisa pagar a cada mês e a partir disso, estabelecer metas financeiras.
A projeção de custos é excelente para te auxiliar a atingir suas metas e fazer ajustes de redução de custos. Afinal, você consegue visualizar para onde vai o seu dinheiro e com base nisso, trabalhar para ganhar mais ou minimizar seu custo de vida.
E use a calculadora de investimentos para fazer a projeção de quanto irá investir em cada mês, baseado nos seus custos e metas.
Com a segunda projeção é possível perceber se está investindo o suficiente para alcançar o que deseja dentro do período projetado ou se precisa de renda extra para cumprir suas metas em tempo hábil.
É muito importante usar todas as projeções possíveis para que você sempre possa manter sua meta financeira e consiga alcançar todos os seus sonhos.
Afinal, com consistência e constância nos investimentos, é possível conquistar ótimos resultados a partir de suas aplicações. E as ferramentas de projeção te auxiliam a chegar lá o quanto antes.
Deixe um comentário