
Presidente do Inmetro, João Jornada
Além de requisitos técnicos, a certificação também irá abranger critérios sociais e ambientais
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior está preparando uma certificação para o biocombustível brasileiro. Trata-se do Programa Brasileiro de Certificação de Biocombustíveis que, além de avaliar requisitos técnicos, também irá abranger aspectos sociais e ambientais.
Em linhas gerais, para receber a certificação serão exigidos itens como: não utilizar trabalho escravo; não utilizar trabalho infantil; não causar desmatamento; respeitar os direitos do trabalhador e proporcionar condições adequadas de trabalho.
Segundo o presidente do Inmetro, João Jornada, esse certificado trará mais credibilidade ao produto nacional. “Há muitos grupos de pressão que trabalham com denúncias de que a produção do etanol brasileiro envolve desmatamento de florestas, trabalho infantil e trabalho escravo. Com esse certificado, os lobbys contra o etanol brasileiro ficarão sem argumentos”, destaca o presidente do Inmetro, João Jornada.
Para ele, a certificação também tornará o biocombustível brasileiro mais competitivo. “O nosso produto desponta como uma alternativa barata e de qualidade. Se comprovarmos que é feito seguindo critérios sociais e ambientais, teremos mais condições de ganhar o mercado internacional”, garante. “A Comunidade Européia em breve só comprará produtos que tenham certificados que comprovem o uso de critérios sociais. Estamos nos antecipando”, destaca. A expectativa do Inmetro é até o final do ano já estar os certificados para o biocombustíveis.
Inmetro – Telefone: (21) 2563-2810 /2922
Também nessa Edição :
Perfil: Mitzi de Moura
Entrevista: Yann Duzert
Artigo: Estamos preparados para as mudanças climáticas?
Notícia: O que deu na mídia (edição 40)
Notícia: Dinheiro velho que vale muito
Notícia: Jovens Voluntários
Notícia: Entulho Útil
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2007)
Deixe um comentário