• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
You are here: Home » Noticias » O que deu na mídia (edição 39)

O que deu na mídia (edição 39)

February 27, 2020 by admin Leave a Comment

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e terceiro setor

Fundos de pensão aderem ao investimento responsável “Valor Econômico” – 27/03/2007


“A célebre frase do economista Milton Friedman “o objetivo social das empresas é o lucro” passou por um processo evolutivo no final da tarde ontem, quando o presidente da Caixa dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Sérgio Rosa, acrescentou a palavra “sustentável” a ela, depois de pedir licença ao seu criador. A declaração marcou o discurso de Rosa no evento em que um grupo de 15 fundos de pensão – entre os quais, Valia, Funcef, Petros e Centrus, além da própria Previ – aderiram aos Princípios para o Investimento Responsável (PRI). Trata-se de uma cartilha com seis regras de conduta que as fundações devem seguir para selecionar os investimentos conforme o comprometimento das companhias com questões ambientais, sociais e de governança corporativa – ESG, na sigla em inglês.”


No IDH Ambiental, Brasil dá salto “O Globo” – 25/03/2007


“Se a ONU passasse a incorporar a variável ambiental na avaliação feita, anualmente, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), uma espécie de dança das cadeiras seria promovida entre as nações. Os Estados Unidos despencariam no ranking, enquanto o Brasil subiria alguns degraus. É que hoje não basta responder apenas a perguntas como: o que é a pobreza? Como medi-la? Quem são os pobres? E por que são pobres?”.


ONU lança um dramático alerta sobre a água – “Correio do Povo” – 23/03/2007


“A ONU lançou ontem, em Roma, um dramático alerta sobre a situação dos recursos hídricos do planeta ao enfatizar que dois em cada três habitantes estarão ameaçados pela escassez até 2025. Por ocasião de uma conferência internacional organizada na sede das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), na capital da Itália, em função do Dia Mundial da Água, o diretor-geralda agência, Jacques Diouf, enfatizou a grave preocupação da ONU quanto ao fato de que 1,2 bilhão de pessoas já vivem em zonas de déficit de água e que 500 milhões a mais estão ameaçadas da escassez em curto prazo”.


Brasil lidera com derivados da biomassa “Gazeta Mercantil” – 21/03/2007


“O clima favorável, a abundância de terras agrícolas e de biodiversidade apontam que o caminho do desenvolvimento do Brasil no campo. O conhecimento avançado no mercado de biomassa poderá transformar o País em um dos líderes mundiais no setor de produtos industriais ecologicamente corretos, ultrapassando inclusive os países desenvolvidos. Para o “ecossocioeconomista” Ignacy Sachs, uma aposta neste mercado poderá fomentar um novo ciclo de desenvolvimento rural, includente e sustentável.”


BID renova sua luta contra a pobreza – “Correio do Povo” – 21/03/2007


“O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerrou, ontem, na Guatemala, sua reunião anual centrada na luta contra a pobreza, embora os protagonistas tenham sido a Venezuela e seu projeto de criar um banco alternativo e a China, que iniciou um processo para ingressar no organismo. Os representantes dos 47 países membros do Banco, o maior credor multilateral da América Latina, debateram durante dois dias como estender aos mais pobres os benefícios do forte crescimento dos últimos anos na região, que tem o maior nível de desigualdade social do mundo”.


Empreendedorismo – Reciclagem de papel “Jornal do Commércio AM” – 21/03/2007


“A questão ambiental vem causando impactos positivos em vários setores econômicos, gerando oportunidades de negócios e ocupações para milhões de empreendedores em todo o mundo. O Brasil é referência mundial quando o assunto é reciclagem de latas de alumínio, sendo detentor de uma rede de ampla capilaridade que recolhe estas embalagens e as revendem para as indústrias recicladoras, num negócio altamente lucrativo para todos os envolvidos. Os índices deste tipo de reciclagem no país alcançam 78% do que é produzido, segundo o Portal Ambiente Brasil, sendo superado neste aspecto somente pelo Japão. A reciclagem de papel, no entanto, é menor que a do alumínio, pois somente 30% do que é produzido é reciclado. Mesmo assim, estes são percentuais animadores, que revelam potencialidades econômicas enormes”.


BID anuncia fundo para o etanol “O Estado de São Paulo” – 20/3/2007


“Na Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o presidente da instituição, Luis Alberto Moreno, anunciou ontem plano conjunto do banco, Brasil e Estados Unidos de criar, ainda este ano, um fundo de investimento para o financiar projetos de biocombustíveis, que sirva também para estimular o desenvolvimento do mercado de etanol. “É importante que a produção cresça, pois é a única forma de o combustível se tornar commodity.” Moreno informou que o volume de recursos a serem disponibilizados no fundo está em discussão. “Estamos trabalhando com Brasil e Estados Unidos para ver como poderemos criar o fundo para promover esse tipo de projeto”, limitou-se a dizer”.


Erradicar analfabetismo na América Latina é uma dívida dos Estados – “Gazeta Mercantil” – 15/03/2007


“Erradicar o analfabetismo que afeta na América Latina 34 milhões de pessoas “é uma dívida dos Estados”, afirmou nesta quarta-feira, em Madri, a ministra espanhola da Educação, durante apresentação de um plano de alfabetização para jovens e adultos da região.”A alfabetização é um direito humano básico (…). É uma dívida e um compromisso ético dos Estados”, sustentou Mercedes Cabrera ao intervir no ato de lançamento deste plano impulsionado por vários organismos ibero-americanos com o apoio da Coroa e do governo espanhóis, cujo principal objetivo é que “esta população seja alfabetizada antes ou em 2015”.


Amazônia superaquecida – “Diário da Manhã” – 12/03/2007


“A Amazônia pode ter um aumento de até 6ºC até 2100, enquanto para o mundo a previsão mais pessimista é a de que as temperaturas mínimas aumentem até 5ºC. Esse é um dos resultados da simulação feita pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) José Marengo, divulgada ontem, durante o 1º Simpósio Brasileiro sobre Mudanças Ambientais Globais, que termina nesta segunda-feira, em um hotel da zona sul do Rio”.


Água será reduzida em 50% até 2050 = “Diário da Manhã” – 12/03/2007


“A quantidade de água por pessoa disponível nos países do mundo árabe e no Irã diminuirá progressivamente até cair em 2050 para 50% da atual, segundo um relatório apresentado pelo Banco Mundial no Cairo”.


Em Recife, um retrato da juventude excluída “O Globo” – 11/03/2007


“Capital brasileira com o maior índice de mortalidade de jovens entre 15 e 24 anos, com 207,9 homicídios por cem mil habitantes nessa faixa etária, Recife retrata a situação de risco da juventude do país também em outros indicadores, como os de exclusão social e falta de acesso à escola pública. Há um exército de adolescentes fora da escola. Eles não trabalham e se transformam em presas fáceis para o tráfico e outros crimes. Os números divergem. Pelos estudos do sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, criador do IDJ (Índice de Desenvolvimento da Juventude), com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad, do IBGE), há pelo menos 173.865 jovens sem ocupação na região metropolitana de Recife. “


Pescadores terão acesso à eletricidade “O Estado do Maranhão” 11/3/2007


“A Ilha dos Lençóis, localizada no município de Cururupu, é habitada basicamente por pescadores. Com uma população em torno de 400 pessoas, a ilha é mais um dos pontos do país que não tem eletricidade. Para reduzir o problema, o Departamento de Engenharia de Eletricidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) conseguiu o financiamento de um projeto que utiliza fontes alternativas como o vento e o sol para produzir energia elétrica. O projeto, que teve a aprovação do Ministério de Minas e Energia, encontra-se na fase inicial de instalação e estará funcionando completamente até dezembro deste ano. O financiamento foi feito por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O orçamento é da ordem de R$1.900.000,00.”


Também nessa Edição :
Perfil: Marcos Ribeiro
Entrevista: Antonio Vives
Artigo: Eficiência energética e preservação ambiental
Notícia: Selo Verde
Notícia: Pelo Direito de Ser Cidadã
Notícia: Educação e Cidadania (2007/03)
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2007)

Filed Under: Noticias

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Veja mais

Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo

March 20, 2024 Leave a Comment

A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil

February 2, 2024 Leave a Comment

Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental

January 30, 2024 Leave a Comment

Recent Posts

  • Os Benefícios de Adotar um Animal de Estimação em Vez de Comprá-lo
  • A Importância das Redes Sociais para Prefeituras e Municípios no Brasil
  • Energia Solar: Transformando Luz em Sustentabilidade Ambiental
  • A Importância Da Doação De Sangue
  • Transformando o Mundo: Startups Sociais e Suas Inovações Locais

© Copyright 2002 - 2025 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949. Website support service