Leia aqui sobre as principais notícias sobre responsabilidade social e terceiro setor:
Meio ambiente entra na Bolsa Social da Bovespa “Gazeta Mercantil – 08/03/2007
“A Bovespa anunciou ontem que a Bolsa de Valores Sociais (BVS), iniciativa lançada em 2003 com o objetivo de levantar fundos para projetos de educação, ampliará sua área de atuação, abrigando também projetos ambientais. Com a mudança, a BVS passará a se chamar Bolsa de Valores Sociais & Ambientais(BVS&A). Com a incorporação do tema ambiental, a BVS&A vai ampliar de 30 para 35 o número de projetos listados. De acordo com o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, o objetivo da mudança foi integrar o programa de responsabilidade social da entidade ao conceito de políticas sustentáveis, em linha com os dez princípios do Pacto Global da ONU – do qual a Bolsa paulista faz parte – dos quais quatro referem-se ao meio ambiente”.
Cresce preocupação ambiental em empresas “Folha de São Paulo” – 27/02/2007
”Desastres ambientais apontados como decorrência do aquecimento global, escassez de recursos naturais essenciais -como a água- e a alta do petróleo conseguiram alçar a preocupação com a preservação do ambiente ao posto de prioridade para a iniciativa privada, mais de uma década depois da Eco-92, marco da conscientização sobre o problema”.
ONGs e governo contra redução de maioridade “O Estado de São Paulo” – 27/02/2007
“A dois dias da votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado do projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, várias instituições de defesa da criança e do adolescente e o próprio governo se mobilizam contra a aprovação. “O rebaixamento da idade penal é inegociável para nós”, disse a presidente do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira, também subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do governo federal. Se a CCJ aprovar o projeto amanhã, a matéria será levada ao plenário. Se aprovada novamente, segue para a Câmara.Amanhã, a CCJ do Senado deve votar projeto do senador Demóstenes Torres (PFL-GO) que reduz a maioridade penal em dois anos, mas com uma ressalva: a prisão para os jovens com idades entre 16 e 18 anos só pode ser aplicada nos casos de crimes hediondos. Nos outros casos, vale o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”
ONU prevê desaceleração mundial “O Popular” – 20/02/2007
“Após três anos de crescimento acelerado, a atividade econômica mundial deve passar a se expandir de forma mais lenta a partir de 2007. Os países desenvolvidos serão os mais atingidos pelo refreamento da atividade econômica, o que pode trazer implicações para todos os demais. A conclusão é do relatório World Economic Situations and Prospects 2007, cuja tradução em português é Situação Econômica Mundial e as Projeções para 2007.Segundo o estudo recém-publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, o Produto Bruto Mundial (PBM) deverá crescer a taxas de 3,2% ao ano. Em 2006, as estimativas indicavam um crescimento de 3,8%. Países de primeiro mundo devem registrar um aumento médio de 2% em relação ao ano passado. Para o Brasil, as previsões atuais das Nações Unidas são de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,3% em 2006 e 3,5% em 2007”.
Projeto prevê punição para trabalho escravo “O Liberal – 20/02/2007”
“A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou por unanimidade parecer favorável do senador Flávio Arns (PT-PR) a projeto de lei que poderá vir a ser um instrumento no combate ao trabalho escravo. De autoria da ex-senadora Ana Júlia Carepa (PT), hoje governadora do Pará, a proposição proíbe a concessão de empréstimo e a participação em processos de licitação a pessoas físicas ou jurídicas condenadas em última instância administrativa por haver submetido empregado a condição degradante de trabalho ou grave restrição à liberdade individual.”
Concentração recorde de gás-estufa “O Globo” – 20/02/2007
“O acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera – o maior responsável pelo aquecimento global – atingiu um novo recorde de concentração, o mais alto em pelo menos 650 mil anos, informaram ontem cientistas que trabalham
no Ártico”.
Em acordo, Coréia do Norte aceita suspender atividade nuclear – “Folha de São Paulo” – 14/02/2007
“O governo norte-coreano aceitou nesta terça-feira suspender suas atividades nucleares, em um acordo selado em reunião multilateral que garantirá US$ 300 milhões em ajuda ao país. Segundo o acordo, fechado em reunião entre seis países em Pequim após uma semana de negociações, Pyongyang deve suspender as atividades em seu principal reator nuclear e permitir inspeções da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) no local”
Também nessa Edição :
Entrevista: Peter Roach
Entrevista: Ademar de Oliveira Marques
Notícia: Espaço Natura de Consumo Consciente
Notícia: Telejornal Inclusivo
Notícia: Planeta em Choque?
Oferta de Trabalho: Procura-se (02/2007)
Deixe um comentário