Pedro de Melo Soares de Oliveira

1248-phpqzvpwY

O analista de Sistema de Informações, Pedro de Melo Soares de Oliveira, interpretará Jesus Cristo na terceira edição da Via Sacra dos Surdos, evento que acontecerá no próximo sábado (9), em Brasília (DF). Deficiente auditivo, consequência da rubéola contraída pela mãe durante a gestação, ele também é o coordenador do Grupo Via Sacra dos Surdos de Brasília, que tem 70 atores com essa deficiência.

Pedro de Oliveira era o único deficiente auditivo na turma durante o curso superior. Segundo ele, inicialmente a instituição não contava com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e por conta dessa falta de estrutura, era obrigado a fazer leitura labial dos professores. Somente após a lei que obriga a presença de intérprete em salas de aula é que o estudante pôde contar com esse benefício.

Mas as dificuldades encontradas não o impediu de realizar suas atividades, como estudar, trabalhar, tirar a carteira de motorista, cursar inglês, entre outras. Atualmente, Oliveira trabalha na CTIS Tecnologia como programador júnior. É o único surdo na empresa.

O analista é um militante em prol da inclusão social e participa da Pastoral dos Surdos, é catequista de surdos, integra a diretoria da Associação de Surdos de Planaltina e é diretor de Esportes da Federação Brasiliense Desportiva de Surdos. Segundo ele, a principal dificuldade encontrada hoje é tratar de assuntos em órgãos públicos e privados, já que a maioria deles não tem intérprete.

“Nós temos que nos adaptar à cultura de ouvintes, mas os ouvintes, muitas vezes, não querem conhecer a comunidade surda”, lamenta. Único surdo da família, Pedro está de casamento marcado com uma deficiência auditiva e, segundo ele, o risco de terem filhos com essa deficiência, não atrapalhará os planos do casal. “Mesmo com as dificuldades temos a família e amigos para nos ajudar”, completa.

Via Sacra adaptada

A terceira edição da Via Sacra dos Surdos, apresentada por meio de Libras, será realizada no Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb), localizado na 714/914 Sul. O evento é gratuito e trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil. Também haverá narração simultânea para as pessoas sem deficiência auditiva acompanhem a encenação. A trupe conta com cerca de 20 ouvintes que dão dicas de tempo de acordo com a sonoplastia aos atores surdos.


Grupo Via Sacra dos Surdos - Telefone: (61) 9289-3005

Também nessa Edição nº: 117
Entrevista: Ewoud van Schaijk
Artigo: Sustentável sim, mas para quem?
Notícia: O que deu na mídia (edição 117)
Notícia: Corrente do Bem
Notícia: Consumidor consciente
Notícia: Páscoa solidária