Patrícia Secco

859-phpO5182g

Incentivar o hábito da leitura por meio da distribuição de livros infantis é o principal foco do trabalho de Patrícia Secco, administradora de empresas que se transformou em escritora há cerca de 12 anos. Com mais de 33 milhões de livros entregues gratuitamente, Patrícia e seus parceiros têm distribuído muito mais do que cultura, histórias e sonhos: têm proporcionado também integração familiar e inclusão escolar.

Tudo começou quando a administradora escreveu a história de Marcela, uma bailarina que enxergava com o coração. A distribuição desse livro levou-a a conhecer dezenas de Marcelas por todo o país e esse contato a fez pensar em um novo formato de livro: aquele que pudesse ser lido por qualquer pessoa. Assim, foi lançada, há cinco anos, a primeira publicação em tinta, braille e relevo de que se tem notícia.

No mês passado, a escritora esteve em Tocantins para o lançamento da coleção de livros infantis “Um Presente Para Todos Nós”, no 5º Salão do Livro. A coletânea é formada pelas obras ‘A semente da verdade’, ‘O grande dia’ e ‘A felicidade das borboletas’, que além das letras especiais em relevo, são também impressas em tinta e com ilustrações coloridas. Para a autora, esse formato permite o acesso à leitura tanto de crianças com deficiência visual como por crianças que enxergam, o que proporciona o respeito à diversidade.

As publicações versam sobre ética, cidadania, solidariedade e emoção e cerca de 2.000 exemplares serão distribuídos para alunos de escolas públicas do estado. Outros 30.000 livros serão doados nos sete estados atendidos pela Rede Energia, patrocinadora da coleção. Serão atendidos os estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

“Quando eu era criança o único livro infantil que li foi o Patinho Feio”, destacou Maria Dinalva Tavares, revisora de braille da Secretaria de Educação de Tocantins, que possui deficiência visual e participou do evento de lançamento explicando como esse tipo de publicação é escassa. Em sua primeira visita ao Tocantins, no ano passado, Patrícia Secco lançou o livro infantil ‘A Incrível Viagem do Imperador’, também no Salão do Livro.