Marina Silva (2011/05)

copy-1283-php1rnwQK

A ex-senadora e candidata à Presidência da República, Marina Silva (PV/AC), recebeu o Grand Prix do GreenBest. Ela foi indicada “personalidade do ano” na primeira edição do concurso voltado para iniciativas e os melhores produtos e projetos de consumo sustentáveis.

Realizada pela empresa Greenvana, a iniciativa é pioneira no país e permitiu a votação popular, por meio das redes sociais, e de júri especializado. Foram registrados, ao todo, 500 mil votos, o que na avaliação da Marina comprova que a sociedade colocou em sua agenda o tema do desenvolvimento sustentável.

“Estou muito feliz com essa homenagem. São milhões de brasileiros que consideram a preservação de nossos recursos naturais estratégica para a promoção da expansão econômica do país. Esses consumidores, hoje, sabem que economia e ecologia devem fazer parte da mesma equação”, disse.

Trata-se do sexto prêmio recebido pela ex-ministra do Meio Ambiente desde 2008. Em 2009 ela foi condecorada com o Prêmio Sofia, que homenageia pessoas e organizações que se destacam nas áreas ambientais e de desenvolvimento sustentável. Em 2010 ela foi agraciada pela Fundação Príncipe Albert 2º de Mônaco, com o prêmio Mudanças Climáticas.

Nas últimas eleições presidenciais, Marina Silva ficou em terceiro lugar com quase 20 milhões de votos. A candidata do Partido Verde entrou para a lista dos 100 brasileiros mais influentes do ano pela Revista Época. Como ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina criou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que diminuiu o desmatamento na Amazônia em 57% em apenas três anos.

O seu esforço para preservar o meio ambiente é internacionalmente reconhecido. Em 2007 conquistou o Champions of the Earth, o principal prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) na área ambiental. No ano seguinte, recebeu a medalha Duque de Edimburgo pela defesa da Amazônia brasileira, condecoração mais importante concedido pela Rede WWF.

Segundo os organizadores do GreenBest, o concurso selecionou 16 áreas e setores que apresentam hoje maior maturidade e número de iniciativas ligadas à sustentabilidade. As categorias e os indicados foram determinados por um comitê misto, formado por profissionais da empresa e por consultores de áreas específicas relacionadas ao tema.

Na avaliação deles, somente unindo a opinião de profissionais da área e a demanda e avaliação do público que o mercado pode se desenvolver com altos patamares de exemplos, modelos e parâmetros. Os votos foram auditados pela Ernst & Young Terco.

A Greenvana é presidida por Marcos Wettreich, responsável pelo iBest, iniciativa que tem como objetivo descobrir novos talentos e premiar todo o esforço dos profissionais e dos sites no Brasil. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis neste link.


Marina Silva - Site: www.minhamarina.org.br

Também nessa Edição nº: 120
Entrevista: Leonardo Gloor (2011/05)
Artigo: Sustentabilidade x Distribuidores
Notícia: O que deu na mídia (edição 120)
Notícia: Caminhoneiros estão mais engajados contra exploração sexual de crianças e adolescentes
Notícia: Programa investe US$ 470 milhões na preservação da Mata Atlântica
Notícia: Pesquisa inédita traz um panorama da atuação social na construção civil
Oferta de Trabalho: Procura-se (05/2011)