Jacques Marcovitch

1229-phpfNpJX5

O professor e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch, lança na próxima segunda-feira (14), em Manaus (AM), o livro “A Gestão da Amazônia”. Na obra, editada pela Edusp, o autor evidencia o contraste entre a exuberante biodiversidade dessa região e a gravidade de suas condições socioecônomicas.

Direcionado para jovens pesquisadores e demais interessados pela temática, a publicação aborda as questões mais importantes ligadas ao desenvolvimento sustentável, sem deixar de lado problemas agudos como a questão fundiária e o desmatamento predatório. Para se ter uma ideia do alcance do livro, já na primeira parte Marcovitch expõe as macro questões regionais, que vão desde o quadro social, passando pela floresta e seus tesouros, a infraestrutura científica e o efeito estufa.

“Um aspecto não suficientemente difundido é a culpa da pecuária no desmatamento e nas queimadas, quase sempre atribuído à indústria madeireira ilegal. Entre estudiosos e ambientalistas já ficou claro que passa de 70% o volume de árvores tombadas para dar lugar à pastagem de gado”, defende no livro, que também será lançado no dia 16 deste mês em São Paulo.

A publicação destaca ainda parcerias recentes entre o setor público e a iniciativa privada que facilitam o caminho para o fortalecimento de uma economia verde no Brasil. Para tanto, Marcovitch apresenta um levantamento realizado com dez empresas de grande porte que desenvolvem atividades sustentáveis na Amazônia.

O autor faz, também, um balanço do conteúdo apresentado e uma discussão sobre a sustentabilidade, encarada como objetivo empresarial estratégico. Na opinião de Marcovitch, ela “deve ser praticada estritamente nesse âmbito, jamais como atitude beneficente. O mercado internacional exige que os exportadores apresentem certificações de suas práticas ambientais. Já houve ameaça de boicote comercial a produtos de origem comprometedora. Aconteceu até a suspensão das importações de carne bovina e graves restrições à soja produzida graças ao desmatamento da Amazônia”.

Trata-se de um curso completo sobre a Amazônia. O livro conta com a colaboração de cientistas, governantes, indígenas, empresários, observadores de todas as áreas e cidadãos permanentemente voltados para repensar o destino da mais estudada região do mundo.

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Feausp), Marcovitch é autor dos livros Para Mudar o Futuro – Mudanças climáticas, políticas públicas e estratégias empresariais, A Universidade (Im)Possível, Universidade Viva e da trilogia Pioneiros e Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil, entre outros.

Agenda

O programa de lançamento do livro em Manaus e São Paulo inclui a realização de dois seminários com a participação de especialistas citados na obra. O programa desses eventos pode ser consultado no site http://www.fea.usp.br. Os seminários foram organizados em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Estudos Avançados da USP, Edusp, Feausp e Fundação Bunge.


Jacques Marcovitch - Tel: (11) 5182-1806

Também nessa Edição nº: 115
Entrevista: Diana Hay
Artigo: Onze tendências de comunicação da sustentabilidade
Notícia: O que deu na mídia (edição 115)
Notícia: Ativismo social em alta
Notícia: Projeto pioneiro no país capacita jovens com deficiência intelectual e promove a inserção deles no mercado de trabalho
Notícia: Tratamento de risco
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2011)