Bertha Becker

1666-php61aa5F

O Brasil perdeu, nesse mês, um ícone na luta pela defesa da Amazônia. No último dia 11, a geógrafa Bertha Becker faleceu no Rio de Janeiro, aos 82 anos. Desde a década de 1960, ela estudava a expansão da fronteira agropecuária na região. Suas pesquisas contribuíram de forma precisa para todo o entendimento das dinâmicas de ocupação da Amazônia nas últimas décadas.

Becker sempre defendeu que o mais importante para a conservação da floresta eram as condições de vida e produção das populações locais e que o desenvolvimento da região deveria se basear na inovação e no fomento à indústria criativa local.

Concentrando sua abordagem no território e na fronteira, a geógrafa trouxe a discussão ambiental e do desenvolvimento sustentável para a geografia política. À frente do Laboratório de Gestão do Território (LAGET) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi pioneira ao abordar a questão urbana na região amazônica.

Ela, em 2009, coordenou a elaboração do Macrozoneamento da Amazônia Legal, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Paixão pelo que fazia, senso crítico afiado, e humor refinado marcaram sua personalidade. Tanto que seus amigos chegaram a criar a Associação dos Amigos da Bertha Becker (AABBER).

Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora honoris causa pela Universidade de Lyon III, na França, e integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), publicou, entre outros, Dimensões humanas da biodiversidade – O desafio de novas relações sociais (com Irene Garay, Vozes, 2006); Amazônia.

Geopolítica na virada do III milênio(Garamond, 2004); Um futuro para Amazônia (com Claudio Stenner, Oficina de Textos, 2008) e Dilemas e desafios do desenvolvimento sustentável (com Ignacy Sachs e Cristovam Buarque, Garamond, 2006), também estão na lista de produção da pesquisadora.

(Responsabilidade Social com informações do Instituto Socioambiental)




Também nessa Edição nº: 162
Entrevista: Renato Kiyama
Artigo: 23 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Notícia: Serviços ambientais
Notícia: Segurança alimentar
Notícia: Educação para todos
Oferta de Trabalho: Procura-se (07/2013)