Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante, nascido em 1954, é descendente de italianos da Baixada Santista. Filho de um General do Exército e ex-comandante da Escola Superior de Guerra (ESG) e de uma professora de ioga, Aloizio desde cedo teve interesse na política.

Como era de esperar, o próprio Aloizio reconhece que a convivência com o pai não foi das mais fáceis, especialmente durante os anos de regime militar. No entanto, a amizade entre ambos nunca foi estremecida e serviu com um exercício de convivência política e respeito a valores divergentes.

Mercadante fez seus estudos na Faculdade de Economia e Administração da USP e atuou como presidente do Centro Acadêmico da mesma em 1975, função na qual ajudou a realizar protestos contra os assassinatos de Vladimir Herzog e Alexandre Vannuchi.

Aloizio é um dos homens atrás da fundação do PT, em 1980, e teve papel decisivo na elaboração do programa de governo do então candidato Lula em 1982.

Na esfera política, Aloizio também teria destaque como vice da candidatura de Lula em 1994, quem então afirmara que “Mercadante é meu candidato a vice-presidente da República por sua competência, ética e compromisso com os trabalhadores”.

O hoje Senador da República mantém-se ainda ativo nos debates econômicos do país e em questões de cunho internacional. Aloizio é casado com a professora Maria Regina e tem dois filhos adolescentes.


Site: www.mercadante.com.br

Também nessa Edição nº: 13
Entrevista: Tonico Pereira
Artigo: Ética na Administração e Responsabilidade Social do Administrador
Notícia: O que deu na mídia (Edição 13)
Notícia: Promoção do meio ambiente
Notícia: Incentivo a grandes ações
Notícia: Ensino das letras