VLI promove projeto “Trilhos Culturais – Jovens Multiplicadores”

FLi-5

Iniciativa capacita agentes para o desenvolvimento de atividades socioculturais em comunidades próximas às linhas férreas 

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, é a mais nova companhia a promover o projeto “Trilhos Culturais – Jovens Multiplicadores”. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a difusão de diversos conhecimentos em comunidades que ficam às margens das linhas férreas brasileiras, promovendo a participação social em ações educativas.

Betim, Belo Horizonte e Divinópolis serão as primeiras cidades a receber o projeto. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) passa pelos três municípios. Por meio de oficinas de artes, jovens e educadores de escolas públicas serão convidados a refletir sobre a presença dos trilhos em cada região.

Trilhos Culturais

Os agentes que irão conduzir as atividades passam por um processo de capacitação que inclui aulas de técnicas teatrais com o Grupo Galpão e de análise do olhar com o fotógrafo Miguel Aun, entre outros cursos. Eles irão liderar as atividades para transmitir conhecimentos em ações culturais promovidas nas comunidades localizadas perto dos trilhos.

O grupo deverá preparar representantes locais para serem multiplicadores da cultura e dos saberes regionais. Simultaneamente, os agentes também abordarão temas que buscam conscientizar sobre importância de uma con­vivência harmônica entre comunidade e ferrovia.

O projeto possibilitará que a população conheça as histórias de ferrovias que passam por importantes cidades brasileiras, trazendo elementos da participação comunitária e social no processo de crescimento urbano. Por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a Autotrac e o Grupo Sada também apoiam a iniciativa.


Portal VLI: www.vli-logistica.com

Também nessa Edição nº: 191
Entrevista: Mirian Mesquita
Artigo: Consumo Consciente: Uma prática inevitável para a sobrevivência da humanidade
Notícia: O Nepal precisa da sua ajuda
Notícia: Concurso de monografias da ArcelorMittal Tubarão distribuirá R$ 30 mil em prêmios para alunos de Graduação e de Pós-Graduação
Notícia: O que deu na mídia (edição 191)
Notícia: Fundação Itaú Social lança edital de apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente
Oferta de Trabalho: Oportunidades de Trabalho