Sem desperdício

Setenta pessoas participam de curso que objetiva zerar o desperdício na cozinha

Setenta pessoas participam de curso que objetiva zerar o desperdício na cozinha

Programa ensina população de baixa renda a preparar alimentos com aproveitamento total dos recursos

Iniciativa realizada na segunda quinzena de outubro em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, ensinou a população da cidade a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício. Trata-se do “Cozinha Brasil”, uma ação do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizada em parceria com a Bayer, empresa global com competências nas áreas da saúde, ciências agrícolas e materiais inovadores.

O programa, promovido entre os dias 18 e 21, contou com aulas sobre educação alimentar e aproveitamento integral dos alimentos. O curso foi ministrado numa cozinha experimental pedagógica, instalada em unidades móvel e fixa. Os pratos do cardápio foram elaborados com ingredientes e temperos conhecidos e disponíveis para a população.

“A ideia é aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é jogado fora como talos, cascas, folhas e sementes”, explicou o consultor de Responsabilidade Social da Bayer, Arturo Dominguez Rodriguez. Participaram das aulas 70 pessoas, mas segundo a empresa, o conhecimento poderá chegar a um número maior de moradias da cidade.

“Um dos objetivos do programa é formar agentes multiplicadores para que esses possam repassar às comunidades os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente”, diz Rodriguez. Ainda de acordo com ele, nos quatro dias de curso os participantes tiveram a oportunidade de aprender questões ligadas à nutrição e higiene alimentar e afirmaram que poderão levar para suas casas e para o trabalho as lições aprendidas. “Com essa iniciativa, o objetivo da Bayer é contribuir para o combate da desnutrição infantil”, defende Rodriguez.

Essa foi a primeira experiência da Bayer junto ao Cozinha Brasil, mas a proposta da empresa é realizar novas turmas em comunidades de Belford Roxo. “Após o grande sucesso dessa iniciativa, o objetivo será montar novas turmas para beneficiar outras pessoas”, garante o consultor da instituição.

Compromisso social

Um dos pilares da Bayer é contribuir para o desenvolvimento sustentável, com forte investimento em pesquisa, que em 2009 alcançou a cifra de 2,7 bilhões de euros. Atualmente, a empresa mantém 20 programas de responsabilidade socioambiental, que contemplam as áreas de esporte, educação, cultura, entre outras.

Somente nos últimos dois anos, as ações sociais da empresa beneficiaram mais de 35 mil pessoas e segundo Arturo Rodriguez, a meta para 2011 é “continuar apoiando as ações que são desenvolvidas atualmente e estimular atividades de sustentabilidade junto aos públicos envolvidos”.


Bayer - Telefone: (21) 2240-0200

Também nessa Edição nº: 107
Perfil: Marina Sophia
Entrevista: Gabriela Gazola
Artigo: Captação de recursos: uma construção de parcerias
Notícia: O que deu na mídia (edição 107)
Notícia: Madeira legal (2010/11)
Notícia: Brasília sedia encontro sobre desenvolvimento sustentável
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2010)