• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
Você está aqui: Home / Noticias / Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para fundos e projetos sociais

Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para fundos e projetos sociais

Novembro 17, 2020 by admin Deixe uma resposta

2013080870683

A porcentagem para doação varia entre 1% a 6% e a destinação pode ser feita no ato do preenchimento da declaração; o programa Jovens Profissionais do Futuro, da Rede cidadã, é um dos projetos que pode ser beneficiado

Chegada a época de declaração de imposto de renda e as dúvidas em relação ao preenchimento e à destinação do pagamento à Receita Federal acompanham os brasileiros, mesmo com o processo atual sendo automatizado e mais simples. Entre elas, está o fato de que, poucas pessoas sabem, mas desde 2013 é possível encaminhar parte do Imposto de Renda (IR) para o financiamento de projetos sociais.

Mais do que ajudar ao próximo, quem realiza essa doação também tem a segurança de saber onde seu dinheiro está sendo aplicado/investido e acompanhar o retorno que está dando aos beneficiados.

A doação pode ser direcionada por meio do programa gerador da declaração, no ato do seu preenchimento, para fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da Criança e do Adolescente que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O próprio programa já faz o cálculo da porcentagem (varia entre 1% e 6%) que pode ser doada.

Seja pessoa física ou jurídica, quem deseja apoiar uma iniciativa social deve, após preencher o formulário de declaração de IR, selecionar “Resumo da Declaração” e ir até a aba “Doações Diretas na Declaração – ECA Estatuto da Criança e Adolescente”. Lá, o contribuinte verá quanto pode doar para a entidade, pois o valor é gerado automaticamente.

Entre as iniciativas sociais aptas a receber essa doação está a Rede Cidadã, uma das principais organizações brasileiras com foco na geração de emprego e renda que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para jovens de baixa renda. Um exemplo: para beneficiar a iniciativa da Rede Cidadã, o contribuinte deve, após acessar “Resumo da Declaração”, ir até o item “Tipo de fundo” e selecionar “Municipal”, “Minas Gerais” e a cidade de Governador Valadares. O programa, então, emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deve ser pago em dinheiro nas agências bancárias ou meios eletrônicos.

O projeto Jovens Profissionais do Futuro busca contribuir com a profissionalização de cerca de 100 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, para dar a eles oportunidades de entrada no mercado de trabalho, de desenvolvimento da cidadania, melhorias no desempenho escolar do adolescente e melhora na autoestima.

“Uma das principais vantagens de optar pela destinação de parte do Imposto de Renda para um projeto social está relacionada à aplicabilidade dos recursos. Ao escolher uma organização idônea para receber a doação, é possível acompanhar de forma transparente os impactos e resultados daquele investimento. Sem mencionar, claro, que essa é uma escolha que transforma vidas, ao contribuir com a educação e formação de jovens que dificilmente teriam esta oportunidade de outra maneira”, explica a gerente executiva da Rede Cidadã, Valéria Mello.

Para quem deixou para última hora ou esqueceu, existe ainda a possibilidade de fazer essa destinação durante a Declaração de Ajuste Anual, porém, neste caso, a porcentagem deve ser de 3%.

Vale lembrar que a destinação do IR para fundos e projetos não configura um benefício fiscal, ou seja, o contribuinte não vai pagar menos imposto, apenas permitirá que parte desse imposto vá para a iniciativa escolhida.

Passo a passo

1 – Faça normalmente sua declaração de Imposto de Renda no formulário completo. Escolha a opção de declaração “Por Deduções Legais”. Caso tenha feito doações em 2015, faça o lançamento delas na ficha “Doções Efetuadas”;

2 – Vá até o “Resumo da Declaração” e encontre a aba “Doações Diretas na Declaração – ECA Estatuto da Criança e do Adolescente”. Em seguida, encontre a aba “Valor Disponível para Doação”, onde está calculado o valor que você pode doar;

Por fim, no canto esquerdo superior, no item “Tipo de Fundo”, selecione o tipo “Municipal” e em seguida, o estado de Minas Gerais e a cidade de Governador Valadares.

3- Digite o valor da doação calculado pelo programa. Esse valor será abatido automaticamente do seu imposto a pagar;

4- O programa emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deve ser pago em dinheiro nas agências bancárias ou meios eletrônicos;

5 – Uma dica: para garantir que o projeto receberá o valor doado, envie por email ou pelos Correios, uma cópia da guia da Darf e acompanhe a iniciativa de perto para ver as melhorias que a doação proporcionou.


Para mais informações, acesse: www.redecidada.org.br.

Também nessa Edição :
Perfil: Rone Fernandes, da Clínica de Assistência Médica Anchieta
Artigo: Bullying no ambiente escolar
Artigo: O Consumo construindo cidadania
Notícia: CARTILHA: Primeiros passos para a sustentabilidade nos negócios
Notícia: O que deu na mídia (edição 207)

Categoria: Noticias

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primary Sidebar

Vídeo

Veja mais

Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

Richard Goughnour

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

O que deu na mídia (edição 108)

Janeiro 28, 2021 Deixe uma resposta

Artigos recentes

  • Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
  • Richard Goughnour
  • O que deu na mídia (edição 108)
  • Abertos para a comunidade
  • Estímulo ao Voluntariado

Copyright © 2002 - 2021 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949