Ranking listará as melhores gestões socioambientais brasileiras

1762-thumb-php1ug7TK

Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para o Programa Benchmarking Brasil. Considerada um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país, a iniciativa classificará as melhores práticas brasileiras de gestão socioambiental. Empresas e gestores interessados podem se inscrever no endereço http://www.benchmarkingbrasil.com.br. O resultado será divulgado no dia 4 de junho.

A comissão técnica 2014, que será responsável pela pontuação das práticas inscritas, é composta por especialistas de seis diferentes países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e Portugal. Eles avaliarão as práticas sem ter acesso ao nome das organizações. Os selecionados integrarão o Ranking Benchmarking 2014 e as práticas serão compartilhadas com público especializado e formador de opinião em livros, revistas, banco digital e eventos técnicos.

Segundo os organizadores do programa, além de acelerar o desenvolvimento técnico da gestão socioambiental brasileira, a iniciativa ajuda no diálogo e na prestação de contas da organização com seus diversos públicos de interesse. Também oferece relevante serviço de utilidade pública na medida em que informa a sociedade o “modus operandi” das organizações para com as questões socioambientais, ou seja, mostra a sustentabilidade aplicada no dia a dia da empresa, muito além da teoria e do discurso.

Os cases Benchmarking são inscritos em 10 categorias gerenciais: resíduos, energia, gases e poluentes, recursos hídricos e efluentes, educação, informação e comunicação ambiental, ferramentas e políticas de gestão, manejo e reflorestamento, pesquisas científicas e desenvolvimento de novos produtos, proteção e conservação e arranjos produtivos.

Criado há 12 anos, o programa já selecionou, certificou e compartilhou 279 práticas de sustentabilidade. Já passaram pelo crivo Benchmarking, 162 instituições brasileiras atuantes nos três setores da economia, e localizadas em 13 diferentes estados do País.




Também nessa Edição nº: 172
Entrevista: Christiane Michaela Balluff
Entrevista: Ater Cristófoli
Notícia: Índice qualifica as 100 empresas mais sustentáveis do mundo
Notícia: DF terá Cadastro Ambiental Rural