Práticas de cidadania

Logo da ADVB

Logo da ADVB

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto ADVB de Responsabilidade Social – considerado o braço social da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – apresenta estudo sobre a atuação das empresas brasileiras em ações de responsabilidade Social. Em 2002, mais uma vez, foi confirmada a tendência de que as organizações procuram incluir, no seu dia-a-dia, a preocupação com programas de cidadania. Os motivos são muitos: possibilidade de apresentar balanços sociais; criação da imagem de empresa responsável; aproximação da comunidade em que está inserida; ampliação das ações de marketing social; e comprometimento com a sociedade civil.

Num segundo momento, a pesquisa também mostra quais são as cinco principais áreas abordadas nestas atividades. São elas:

  1. educação;
  2. cultura;
  3. meio ambiente;
  4. comunidade e mobilização social;
  5. qualificação profissional.

Especificamente, os públicos mais atendidos pelos programas são:

  1. o jovem;
  2. a comunidade em geral;
  3. a criança.

A parceria com as Organizações Não-Governamentais (ONGs) também foi citada como um dos pontos mais buscados pelas empresas que realizam programas de responsabilidade social.

Quanto à estrutura e divulgação das ações, as respostas foram as seguintes: 63% das empresas pretendem implementar novos projetos sociais; 81% das organizações divulgam suas ações sociais; 92% são favoráveis à criação de leis de incentivo fiscal para as empresas que investem em projetos de responsabilidade social; e, por fim, o investimento médio das empresas em projetos sociais gira em torno de R$ 200 mil – números bastante relevantes. “Sentimos no resultado desta pesquisa que, cada vez mais, a valorização da vida, a consciência cidadã e a inclusão social são os alicerces do despertar desta nação, que pode, assim e afinal, dar certo”, acredita Lívio Giosa, coordenador geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Social.




Também nessa Edição nº: 4
Perfil: Tim Lopes
Entrevista: Ilda Peliz (2003/05)
Artigo: Cidadania empresarial: um caminho sem volta
Notícia: O que deu na mídia (Edição 4)
Notícia: Símbolos nacionais vão às aulas
Notícia: A ONG da Caixa