Peritos da terceira idade

Para presidente da instituição, as empresas brasileiras ainda não despertaram para o potencial de negócios representado pela terceira idade

Para presidente da instituição, as empresas brasileiras ainda não despertaram para o potencial de negócios representado pela terceira idade

Shopper Experience recrutará pessoas com mais de 60 anos de todo país para testarem o atendimento prestado ao consumidor sênior

A Shopper Experience, empresa de pesquisa pioneira na avaliação do atendimento ao consumidor, anunciou nesta semana a criação do projeto ‘Peritos da terceira idade’. A iniciativa prevê o recrutamento de pessoas com mais de 60 anos de todo Brasil para testarem o atendimento prestado ao consumidor sênior nos mais diversos segmentos do varejo e de serviços financeiros.

O projeto está alinhado com o objetivo da companhia de dar visibilidade ao consumo inclusivo e mostrar aos empresários o potencial de negócios representado pelo processo de envelhecimento da população brasileira. Estimativas apontam que em 2030, 26% da população será composta por maiores de 60 anos. Os interessados podem se candidatar no site da empresa, no endereço http://www.shopperexperience.com.br.

“A Shopper Experience tem uma base com mais de 20 mil pessoas que atuam como clientes secretos, sendo 3% da terceira idade. Começamos a observar que nos relatos de atendimento desses pesquisadores palavras como invisível e descaso se repetiam, ou seja, o atendimento ao idoso está sendo negligente e desrespeitoso. A partir daí, decidimos investir em um projeto que possa dar origem a um levantamento criterioso e amplo. A idéia é mostrar aos empresários o dano financeiro e social causado por um atendimento equivocado”, afirma a presidente da instituição, Stella Kochen Susskind.

Na opinião da executiva, empresários e gestores de empresas ainda não despertaram para o real significado e o potencial de negócios representado pela terceira idade. “Ao compararmos a taxa de atividade profissional das mulheres idosas brasileiras com a de países europeus, vemos que Brasil, México e Argentina se destacam com uma taxa em torno de 20%. No Estado de São Paulo, dados atestam que 63% dos idosos viajam, no mínimo, uma vez por ano. Com esse potencial de negócio impulsionado pelo aumento da população com mais de 60 anos não há explicação lógica para não investir no atendimento adequado e na criação de produtos dedicados a essa faixa etária”, argumenta Stella.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de pessoas com mais de 60 anos ultrapassa 21 milhões (PNAD 2008) – número que supera a população da terceira idade em países como França, Inglaterra e Itália. No Brasil, os maiores de 75 anos já são 5,5 milhões. De 1998 a 2008, a proporção de idosos na população nacional aumentou de 8,8% para 11,1%.

A liderança fica por conta do Rio de Janeiro, cuja população de idosos é de 20%. Em 2030, de acordo com dados Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a população de idosos será maior que a de jovens (de 15 anos a 29 anos) – 26% conta 23,4% respectivamente. De modo geral, a cada quatro pessoas, uma terá mais que 65 anos.

“As estatísticas são claras e mostram que é imperativo mudar a cultura de serviços, sobretudo do atendimento ao consumidor. Diante desse cenário, o novo desafio do varejo é entender como o atendimento é conduzido hoje, as principais falhas e as oportunidades de melhoria. Ao entender os anseios do cliente da terceira idade, o empresário pode reduzir as perdas nas vendas do presente, além de antecipar produtos e serviços que podem potencializar o desempenho no futuro”, diz Stella Kochen. Ainda segundo ela, a Shopper poderá atuar nesse cenário, auxiliando o empresário a se preparar para atingir novos patamares de atendimento ao cliente.

Pioneira no Brasil e com 20 anos de experiência na avaliação do atendimento ao consumidor por meio do “cliente secreto”, Kochen afirma que esse é o início de um projeto ambicioso que tem por missão dar visibilidade à causa e criar um novo padrão ao atendimento inclusivo. Além disso, fomentar o mercado de trabalho para os idosos. Hoje a companhia já conta com pessoas com deficiência entre os 20 mil clientes secretos.


Shopper Experience - Telefone: (11) 5182-1806

Também nessa Edição nº: 94
Perfil: José de Souza Breves Filho
Entrevista: Fabián Echegaray
Notícia: O que deu na mídia (edição 94)
Notícia: Ceilândia discute o papel da mulher por meio da arte de rua
Notícia: Intercâmbio social (2010/04)
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2010)