ONG do Camboja recebe prêmio da Nestlé

Presidente do Conselho da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe, entrega o prêmio para o diretor do IDE, Michael Roberts

Presidente do Conselho da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe, entrega o prêmio para o diretor do IDE, Michael Roberts

Primeira edição do Criação de Valor Compartilhado concederá aporte financeiro de 500 francos suíços para instituição que trabalha com agricultores rurais

Uma metodologia voltada para a melhoria do acesso aos mercados, aumento da produção agrícola e criação de negócios locais sustentáveis receberá 500 francos suíços da Nestlé, dentro da primeira edição do Prêmio Criação de Valor Compartilhado. A iniciativa beneficiada foi desenvolvida pela International Development Enterprises (IDE), uma organização do Camboja que utiliza uma abordagem mercadológica para aumentar a renda de pequenos agricultores rurais, que hoje atende mais de 4.000 famílias.

O trabalho da IDE teve início em 2005, quando a instituição começou a desenvolver uma rede de aproximadamente 60 pequenos produtores rurais independentes no Camboja chamada Consultores de Negócios Rurais. Esses consultores fornecem conselhos técnicos para mais de 4.500 pequenos agricultores para ajudá-los a aumentar sua produtividade e, ao mesmo tempo, lhes vendem produtos agrícolas, tais como sementes de alta qualidade, fertilizantes, cercas de plástico e equipamentos e serviços de irrigação. Em média, os agricultores assistidos aumentaram sua renda líquida em 27%, de US$ 382 para US$ 480 por ano. E, por sua vez, esses consultores tiram seu sustento da venda de seus produtos e serviços.

A organização sem fins lucrativos empregará o prêmio em um período de três anos para aumentar o projeto, recrutar e treinar mais 36 consultores de negócios rurais, fornecer-lhes acesso a insumos agrícolas, informações de mercado e microfinanças, e também para desenvolver e fortalecer o sistema de franquia. “É uma honra receber esse reconhecimento da Nestlé. O prêmio nos ajudará a desenvolver ainda mais a missão da IDE, que é criar oportunidades de renda para pequenos agricultores rurais. Pretendemos utilizar o prêmio para atingir mais de 75.000 propriedades rurais no Camboja nos próximos anos. Em escala global, isso ainda é muito pouco, mas acreditamos que há implicações muito maiores no que estamos aprendendo aqui”, destacou o diretor do IDE para o Camboja, Michael Roberts

Já o presidente do Conselho da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe parabenizou o IDE Camboja por ser a primeira entidade a receber o prêmio. “Seu trabalho é uma inspiração para todos nós. O IDE continua a desenvolver sua rede de consultores de negócios rurais no Camboja enquanto cria valor para as comunidades rurais do país. Esse é o significado da Criação de Valor Compartilhado para nós”. “Tivemos um grande número de inscrições de projetos que nos inspiraram em todo o mundo. O IDE Camboja é um projeto líder e o prêmio em dinheiro da Nestlé permitirá que o projeto continue a se desenvolver e expandir”, completou o CEO da Nestlé, Paul Bulcke, na cerimônia de premiação, realizada no último dia 27.

O prêmio

Criada pela Nestlé em 2009, a iniciativa visa apoiar técnicas inovadoras que aprimoram o acesso e a gestão da água, melhorando a vida de fazendeiros e comunidades rurais, ou que forneçam alto valor nutricional a populações que sofram de déficits nutricionais. A primeira edição do prêmio, que recebeu mais de 500 inscrições de 79 países, foi concedida durante o segundo Fórum de Criação de Valor Compartilhado, uma reunião de especialistas com liderança internacional nas áreas de água, nutrição, desenvolvimento rural e o papel dos negócios na sociedade, realizada em Londres, em 27 de maio.

O vencedor foi selecionado pelo Conselho Consultivo Nestlé de Criação de Valor Compartilhado, um painel independente de especialistas de renome internacional em estratégia corporativa, nutrição, água e desenvolvimento rural, inclusive John Elkington, co-fundador da SustainAbility; Michael E. Porter, Professor Emérito da cátedra Bishop William Lawrence na Harvard Business School; Jefrey Sachs, Diretor do The Earth Institute na Universidade de Colúmbia e Nancy Birdsall, presidente fundadora do Center for Global Development.


Nestlé - Telefone: (11) 5508-9395 e IDE

Também nessa Edição nº: 97
Perfil: Soraya Hissa de Carvalho
Entrevista: Heleno Costa Junior
Artigo: Sustentabilidade e Marketing
Notícia: O que deu na mídia (edição 97)
Notícia: DF recebe feira ecológica
Notícia: Cultura e cidadania
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2010)