O que deu na mídia (edição 94)

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Verduras mais verdes – Isto É – 19/04/2010

“Desde a escolha dos ingredientes, passando pela forma de preparo, pelos materiais de cozinha, pela decoração, até o treinamento de profissionais, o ciclo de funcionamento de um restaurante implica consumo e muitos estragos ambientais. Além dos rios de água e dos milhares de watts para manter a produção dos pratos, uma grande quantidade de alimentos é desperdiçada, e os resíduos acabam gerando lixo e poluição, ingredientes indesejáveis em qualquer cardápio. Esse debate já chegou às cozinhas brasileiras. Chefs e proprietários de restaurantes procuram formas de reduzir os danos causados por suas caçarolas. A solução está no bom senso na hora de fazer as escolhas. Das mais simples, como reciclar e reduzir desperdícios, às mais ousadas, como utilizar sobras de comida como adubo e capacitar pessoas inexperientes”.

Educação financeira deve começar na infância – “O Estado de S. Paulo” – 19/04/2010

“Planejar o orçamento é uma tarefa complicada, que, muitas vezes, exige até a ajuda de profissionais do ramo. Para evitar a proliferação dessa dificuldade para as novas gerações, especialistas em educação financeira afirmam que o assunto deve ser tratado com as crianças no cotidiano. “As finanças precisam ser inseridas na educação das crianças para que sejam formadas adultos com noção de orçamento, poupança, ganhos e gastos”, afirma Rogério Bastos, diretor da consultoria FinPlan”.

Verdes querem tornar candidata uma “”causa””, para atrair doações – “O Estado de S. Paulo” – 18/04/2010

“O comando de arrecadação de campanha da presidenciável Marina Silva vai usar a expertise obtida em ONGs ambientalistas que, a partir do engajamento de militantes, angariaram recursos com base em uma “causa”. O maior potencial de adesão, acreditam colaboradores, é do setor de energias alternativas e da classe média alta do Sudeste. A campanha prevê que, assim que a história e as ideias de Marina se tornarem mais conhecidas do eleitorado, ela se transforme em “causa” por “seu novo jeito de fazer política”.

Sustentabilidade ganha força na Bolsa e índice sobe 6,7% – “DCI” – 13/04/2010

“A visão dos investidores parece começar a mudar em relação ao mercado financeiro. Empresas que se preocupam com temas como sustentabilidade e responsabilidade social apresentaram melhor rentabilidade. Prova disso é que o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) registrou, no mês de março, alta de 6,7%, o melhor desempenho mensal de todos os índices da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). No acumulado de 12 meses, o ISE acumulou 51,01% contra 55,06% do índice Bovespa, o Ibovespa”.

Um passo para ser sustentável – O Globo” – 10/04/2010

“O sonho de toda administração municipal é fazer com que a cidade cresça de forma sustentável. Este é o desafio dos 20 integrantes titulares do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis, empossados no último dia 29, em evento que contou com a presença do então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc .O papel do fórum é buscar financiamentos para implementar o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, pronto desde 2008. Vamos analisar as potencialidades da cidade, as preocupações ambientais e planejar ações a favor da preservação ambiental — explica o biólogo Leandro Coutinho, coordenador do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis”.

Ethos cria novo indicador – “O Globo” – 06/04/2010

“A preocupação das empresas brasileiras com o desenvolvimento sustentável será medida por meio de notas que elas vão receber no Índice de Sustentabilidade, que será criado pelo Instituto Ethos. As que se preocupam mais terão notas maiores. A ideia é permitir que a sociedade possa saber como cada empresa está agindo em busca de uma economia verde, inclusiva e sustentável, segundo o vice-presidente executivo do Ethos, Paulo Itacarambi”.




Também nessa Edição nº: 94
Perfil: José de Souza Breves Filho
Entrevista: Fabián Echegaray
Notícia: Ceilândia discute o papel da mulher por meio da arte de rua
Notícia: Peritos da terceira idade
Notícia: Intercâmbio social (2010/04)
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2010)