O que deu na mídia (edição 181)

app_sphere_news

Ação internacional promove coleta de material reciclável – “Diário do Nordeste” – 07/09/2014

Pelo menos, 36 espaços de Fortaleza receberam, até ontem, ação do movimento mundial Limpa Brasil – Let’s do it, mutirão de recolhimento de material reciclável e incentivo ao descarte correto dos resíduos sólidos. Um dos patrocinadores do evento, a Nacional Gás, participou, com seus colaboradores, de coleta de resíduos na Praça Portugal. A C. Rolim Engenharia também foi parceira da atividade.Uma ação de “flash mob” foi realizada na Praça: quando alguém depositava o lixo na lixeira, um grupo de jovens dançava, ritmado por percussão, com o objetivo de incentivar o comportamento voltado para a sustentabilidade ambiental.

Sicredi conquista o prêmio Concred Verde – “Central Press” – 12/09/2014

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 2,6 milhões de associados, conquistou, novamente, o “Prêmio Concred Verde”. Na premiação, realizada na quarta-feira (10) durante a abertura da 10ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que acontece até sexta-feira (12) em Manaus (AM), três cases foram contemplados. Na categoria “Melhor Coopera como Semente” o projeto “A sustentabilidade semeada pelos públicos de relacionamento do Sicredi”, trabalho para engajar públicos na construção da matriz de materialidade, conquistou o primeiro lugar. Para a definição interna de seus temas materiais, ou seja, as questões de impacto no desempenho geral, o Sicredi realizou em 2013 uma amplo debate, envolvendo os subcomitês de sustentabilidade e suas principais lideranças. A partir da análise dos 20 processos mapeados, serão escolhidos os principais pontos a serem trabalhados e priorizados pela instituição. Entre eles, estão a satisfação e confiança do associado, o modelo de gestão, o alinhamento dos colaboradores à cultura cooperativa, o desenvolvimento local e a tecnologia para relacionamento com o associado.

Inovação está intimamente ligada à educação continuada dos colaboradores de uma empresa – “FIESP” – 09/09/2014

Gestores de recursos humanos, empresários e profissionais da área de treinamento de empresas se reuniram na manhã desta terça-feira (09/09), em São Bernardo do Campo, para o 1º Fórum de Educação Continuada para o Mundo do Trabalho – Inovação. O evento, promovido pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), reforçou a importância da inovação nos processos de gestão de pessoas como fator de competitividade e sustentabilidade para a indústria paulista. Além disso, foi debatida também a necessidade da formação continuada para fomentar a qualificação dos trabalhadores das empresas.

“Dia C” promove voluntariado em praça pública de Crateús – “Diário do Nordeste” – 19/09/2014

Como empresa atuante no setor de categorias profissionais cooperadas, a Unimed tem como um de seus princípios o interesse pela comunidade, com ações de responsabilidade social. Desta forma, desenvolve trabalho de promoção à saúde e prevenção de doenças com campanhas continuadas como a promoção desenvolvida na Praça Gentil Cardoso. A empresa disponibiliza um professor de Educação Física que acompanha, diariamente, os participantes em atividades de caminhada, aeróbica e passeio ciclístico.De acordo com a empresa, o cooperativismo no Brasil vem desenvolvendo várias ações para que, a cada dia, o modelo de trabalho seja mais fortalecido.

Caixa é condenada a pagar R$ 1,3 milhão pelo não pagamento a funcionários por cooperativa – “Diário do Nordeste” – 25/09/2014

A Caixa Economica Federal foi condenada pela Justiça do Trabalho ao pagamento de R$ 1.370.430,72 por danos morais coletivos devido ao descumprimeito de direitos trabalhistas por parte da Cooperativa dos Técnicos em Processamento de Dados (Cotepro), contratada pela instituição bancária no período entre 21 de março de 2001 a 21 de março de 2004. Após o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE) ter ingressado com ação, a Justiça avaliou que a Caixa tem responsabilidade subsidiária pelo não pagamento de obrigações trabalhistas aos funcionários por parte da cooperativa contratada, incluindo salários. Para o MPT/CE, o banco deixou de fiscalizar os pagamentos, feito com dinheiro público repassado pelo banco à Cootepro.  

Samsung e Instituto Ayrton Senna se unem pela educação – “Aberje” – 01/09/2014

No ano em que se completa 20 anos do legado de Ayrton Senna, a Samsung e o Instituto Ayrton Senna (IAS) fecham uma parceria inédita com o objetivo de qualificar a educação pública do país. Com o acordo entre as partes, a Samsung destinará ao IAS parte do valor das vendas dos notebooks ATIV Book 2.6 e ATIV Book 2.8, durante o período da campanha – de 4 de setembro à 15 de novembro. Para Irineu Villanoeva Jr., Gerente de Marketing do Instituto Ayrton Senna, a parceria é mais uma grande conquista. “Ter o apoio e a confiança de uma empresa como a Samsung reforça o grande trabalho social realizado pelo Instituto. Com os recursos da campanha, conseguiremos garantir a qualificação de professores e o benefício a milhares de crianças e jovens em todo o Brasil, através de educação de qualidade. É uma parceria que também dá a oportunidade dos consumidores participarem, pois ao comprarem os produtos da campanha estarão abraçando a causa da educação”, comenta Irineu.

Coca-Cola Brasil renova apoio às etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude – “Aberje” -05/09/2014

A Coca-Cola Brasil anunciou hoje, em Londrina, a renovação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) até 2015 do apoio aos Jogos Escolares da Juventude. A novidade para este período é a inclusão do apoio às etapas estaduais da competição, além das nacionais, do maior evento estudantil esportivo do Brasil. As etapas finais nacionais de 2014 começam hoje em Londrina e seguem até o dia 13 de setembro para jovens dos 12 aos 14 anos. Em novembro, entre os dias 6 e 15, João Pessoa recebe as finais nacionais para os adolescentes da faixa etária 15 aos 17 anos. A Coca-Cola também entrega o Troféu Powerade aos alunos atletas eleitos por professores de Educação Física e técnicos. A Coca-Cola Company é a mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos, desde 1928.

Operação Sorriso realizará 80 cirurgias gratuitas em Fortaleza – “Aberje” – 05/09/2014

Fortaleza será a segunda cidade brasileira a receber o Programa Humanitário da Operação Sorriso (OS) em 2014, depois de Santarém, no Pará. É a 19ª a vez que o município sedia o programa da equipe voluntária da OS,  marcado para o período entre 15 e 21 de setembro. A previsão é de que sejam feitas cerca de 80 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adolescentes (até 17 anos) portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina). A seleção de pacientes acontecerá no dia 15 de setembro, a partir das 8h, no Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União). As cirurgias serão realizadas de 17 a 21 de setembro, na mesma instituição de saúde. Para participar da seleção não é necessário realizar inscrição prévia, apenas comparecer ao local no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte até o hospital e alimentação sem custo.

Empresas já podem inscrever seus funcionários para a 11ª edição do Torneio Gol de Letra São Paulo – “Aberje” – 08/09/2014

O Torneio é reconhecido como o maior campeonato social de futebol  corporativo do Brasil, reunindo empresas que decidem investir na responsabilidade social e, em um evento especial para seus colaboradores. Jogadores e torcida desfrutam de um dia inteiro de muita diversão e entretenimento em um sítio em Bragança Paulista e ainda têm a possibilidade de participar de um jogo no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) com o ex-seleção brasileira e instituidor da Gol de Letra Raí e outros ídolos do esporte e da mídia.

IX Torneio Beneficente de Golfe da ONG Ação Comunitária acontece em outubro – “Aberje” – 09/09/2014

No dia 03 de outubro acontece no Quinta da Baroneza Golfe Clube, em Bragança Paulista (SP), a 9ª edição do Torneio de Golfe Beneficente promovido pela ONG Ação Comunitária. O evento, que conta com o patrocínio máster do Bradesco Private Bank, é um dos mais tradicionais da modalidade e, tem o propósito de captar recursos para o atendimento a mais de 4500 mil, crianças e adolescentes carentes da Zona Sul da Cidade de São Paulo. “O torneio é mais uma iniciativa da Ação Comunitária que visa buscar recursos para manutenção e ampliação dos nossos programas. Além de captar recursos, é uma forma de aproximar os financiadores de nossa atividade”, explica Maurício Guimarães,Gerente de Relacionamento da Ação Comunitária.

Mercedes-Benz incentiva a prática esportiva como fator de bem-estar e integração – “Aberje” – 17/09/2014

A Mercedes-Benz do Brasil recebeu ontem, pela terceira vez, em São Bernardo do Campo, o projeto “Correr e Caminhar para Viver Bem”. O evento foi realizado em parceria com a Rede Acesso, instituição do terceiro setor que organiza projetos esportivos e culturais de cunho social e educacional. Cerca de 3 mil pessoas participaram do encontro esportivo, entre colaboradores da Empresa, familiares e comunidade, podendo escolher entre caminhada e corrida de 5 km e corrida de 10 km. Esta é a terceira vez que a competição na Mercedes-Benz integra o calendário da Rede Acesso. A parceria foi viabilizada por meio da Lei do Esporte e faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Empresa.

Whirlpool promove ações de sustentabilidade no Dia da Árvore e Dia Mundial Sem Carro = “Aberje” – 19/09/2014

Na próxima semana, entre os dia 22 e 26, a Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, realizará atividades com foco na conscientização para a necessidade de implementar ações práticas de preservação do meio ambiente e melhoria das condições do planeta. Para promover a inclusão de todos na causa, a empresa promoverá a “Semana da Mobilidade”. A iniciativa visa estimular os funcionários a deixarem o carro em casa durante a semana, no trajeto para o trabalho. A ideia é que utilizem alternativas de transporte, como o sistema de ônibus fretados oferecidos pela empresa, ou se engajem no projeto de “Carona Solidária”.

Central Nacional Unimed promove ação colaborativa e doa três mil brinquedos no dia das Crianças – “Aberje” – 19/09/2014

“3 mil sorrisos :)”. Com essa ação colaborativa, a Central Nacional Unimed quer fazer três mil crianças sorrirem. A campanha, que já está na rede, convida os internautas a criarem “amigos imaginários” no hotsite http://www.3000sorrisos.com.br/ (que pode ser acessado no Facebook ou no site da operadora www.centralnacionalunimed.com.br ).Quando o contador atingir três mil amigos imaginários, a operadora doará três mil brinquedos para crianças de 20 entidades assistenciais localizadas em São Paulo, Brasília, Salvador e São Luís. A iniciativa é comemorativa ao dia das Crianças (12 de outubro), ação da área de Responsabilidade Social.

 




Também nessa Edição nº: 181
Perfil: José Ramos Torres de Melo Filho
Artigo: Empresas que integram a responsabilidade social em sua gestão se beneficiam de várias formas
Notícia: Programa social promovido pela Ampla em parceria com o Assaí Atacadista bate recorde de público em São Gonçalo