O que deu na mídia (edição 179)

app_sphere_news

Fundação Gol de Letra e empresas parceiras proporcionam experiências únicas a jovens durante a Copa – “ABERJE” – 02/07/2014

O Ginga Social é uma parceria da Fundação Gol de Letra com a adidas e tem como objetivo implantar projetos esportivos para capacitar profissionais de ONGs locais segundo a  metodologia Gol de Letra em Esporte Educacional. Já presente em seis capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Salvador, o Ginga beneficia em 2014 cerca de 1500 essoas. As atividades desenvolvidas são relacionadas ao esporte em modalidades coletivas – entre elas, futsal, basquete, voleibol, handebol, tchoukball – e individuais – como atletismo, tênis, tênis de mesa, capoeira ou artes marciais – que foram escolhidas de acordo com a realidade de cada local.

Volkswagen renova parceria com o Instituto Baccarelli – “ABERJE” – 18/07/2014

A Fundação Volkswagen, responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, renovou a parceria como uma das patrocinadoras do Instituto Baccarelli para 2014. A empresa atua desde o ano de 2000 como parceira do Instituto, que atende crianças e jovens em programas socioculturais oferecendo formação musical e artística de excelência. Um dos projetos do Instituto Baccarelli é a Sinfônica Heliópolis, que fará o terceiro concerto da Temporada Oficial 2014 no próximo dia 20 de julho, domingo, às 17h, na Sala São Paulo, na capital paulista. O concerto terá regência de Edilson Ventureli, com participação da solista e pianista Ishay Shaer; serão apresentadas as obras de Edvard Grieg com a Abertura Festiva, op.96 o Concerto para piano, op. 16, em lá menor, de Edvard Griege a7º Sinfonia, op. 92, em lá maior, de Ludwig van Beethoven.

EY lança novo programa global para atletas – “Aberje” – 14/07/2014

A EY (nova marca da Ernst & Young) lança um novo programa global de mentoria para mulheres atletas, parte integrante da rede “Women Athletes Business Network”. Realizado em parceria com o International Women’s Forum (IWF), o programa tem o objetivo de aproveitar o potencial de liderança, muitas vezes inexplorado, de atletas que se aposentaram ou se aposentarão brevemente do esporte e buscam novas oportunidades no mundo dos negócios. No primeiro ano, serão selecionadas em todo o mundo 25 mulheres ex-atletas de elite, ou seja, que tenham competido profissionalmente, em nível nacional ou internacional. As atletas brasileiras poderão se inscrever. Durante o programa, elas terão a ajuda de executivas líderes associadas à IWF – International Women´s Forum. A ideia é que as executivas dividam lições e expertise com as atletas para uma transição de carreira com sucesso. A parceria entre a EY e a IWF proporcionará às atletas femininas o acesso a uma rede de mais de 6.000 mulheres executivas, as mentoras do programa, em 33 países de seis continentes. No Brasil, a EY é apoiadora do Rio 2016.

Mundial de Futebol de rua termina com vitória da Colômbia; evento teve patrocínio Volkswagen – “ABERJE” – 14/07/2014

A Volkswagen do Brasil patrocinou o Mundial de Futebol de Rua no Brasil, que foi encerrado na tarde de sábado (12/7) com vitória do time da Colômbia em arena montada na Avenida Ipiranga, no Centro de São Paulo. Em segundo lugar ficou a equipe de Israel; seguida do Paraguai (3º lugar) e Gana (4º). O Mundial de Futebol de Rua no Brasil contou com apoio do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, que é promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com suporte da Volkswagen. O evento de encerramento também teve apresentações culturais. O campeonato, cujos jogos foram de 7 a 12 de julho, foi realizado pela instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento (FuDe), pelo Movimiento de Fútbol Callejero e pela ONG Ação Educativa. Este foi o terceiro o Mundial de Futebol de Rua. O primeiro foi em 2006, na Alemanha; e o segundo, em 2010, na África do Sul.

Nissin-Ajinomoto participa de ação em prol do Bairro da Juventude – “ABERJE” – 04/07/2014

Denominada SCAN – Sociedade Criciumense de Assistência aos Necessitados – o Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas, como é conhecido, foi criado em setembro de 1949, por uma iniciativa do Rotary Club, e entregue em 1954 à Congregação dos Padres Rogacionistas. A Instituição funcionou como internato até 1975, ano em que foi entregue pelos padres à comunidade. É por acreditar em seu papel como agente de transformação social que a Nissin-Ajinomoto, pelo terceiro ano consecutivo, participa do projeto ‘SuperAção’, promovido por supermercados de Criciúma/SC com o objetivo de ajudar a Sociedade Criciumense de Assistência aos Necessitados (Scan). Na iniciativa, a Nissin-Ajinomoto, juntamente com a distribuidora Deycon, doará R$ 30 mil, além de porcentagem nas vendas de Miojo e Cup Noodles que forem comercializados nos supermercados parceiros: Angeloni, Bistek, Giassi, Manentti e Martins.

Programa Atleta do Futuro do Sesi-SP beneficiará 123 alunos da rede municipal de ensino em Guaimbê – “FIESP” – 31/07/2014

O município de Guaimbê, a 400 quilômetros da capital, assinou, na manhã desta quinta-feira (31/7), convênio para o desenvolvimento de formação esportiva do Programa Atleta do Futuro (PAF), iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). Com a assinatura, o município torna-se o 259º a receber o projeto. Criado para estimular o esporte e a cidadania, o PAF já atende 110 mil alunos. A previsão é atingir 300 cidades até o final de 2014. Para o diretor da Divisão de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Pflug, o programa é uma oportunidade única para que todas as crianças pratiquem esporte e aprendam conceitos de cidadania. “A metodologia, criada em 1991, era direcionada apenas a jovens do Sesi-SP. Em 2008, o programa foi ampliado, e, em parceria com municípios e indústrias, passamos a atingir um número maior de jovens”, explicou. “Hoje passamos dos 100 mil jovens atendidos”.

Instituto GPA leva alunos para especialização musical nos EUA – “Portal Fator Brasil” – 16/07/2014 

Nos próximos dias, 17 alunos do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA embarcam para os Estados Unidos, para estudarem música. Seis deles irão para a universidade Berklee College of Music, em Boston, e os outros 11 para Pensacola Christian College, na Florida. Os alunos que irão para Berklee, foram contemplados com as bolsas integrais de estudo que cobrem todos os gastos no período dos estudos, com duração de cinco semanas. Os que irão para Pensacola também terão bolsas completas e participarão do curso de férias, que tem duração de 15 dias. A parceria entre o Instituto GPA e a Universidade Berklee acontece anualmente desde 2012, com isso 20 alunos doprograma já foram contemplados com a bolsa. Segundo Rafael Albertini, bolsista do ano passado, a experiência foi muito rica porque o ajudou a crescer como pessoa e musicista, pelo fato de ter uma experiência fora de casa. Ele conta que aprendeu muito e teve a oportunidade de conhecer importantes conservatórios e lugares diferentes que enriqueceram sua experiência. “Os professores e alunos são ótimos, todos se ajudam muito. Além de ter conhecido outros métodos de aprendizado da musica, também conquistei novos amigos e aperfeiçoei meu inglês”, detalha o aluno, que toca violino.

 Estação móvel arrecadou mais de 3,5 toneladas de resíduos – “Unilever” – 13/07/2014

Nos meses de junho e julho, o Pão de Açúcar e a Unilever convidaram as pessoas a tomarem atitudes por um mundo mais feliz e um futuro melhor. E a resposta foi mais do que positiva. A parceria colocou nas ruas uma Kombi estilizada com suas campanhas institucionais (Pão de Açúcar – Reciclar#praserfeliz e Unilever#futuromelhor) que recebeu materiais recicláveis em pontos com alta concentração de pessoas. A ação ocorreu em três cidades – São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza – e, entre os dias 12/06 e 13/07, aproximadamente 5,3 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas e 22 mil pessoas foram abordadas pela animada equipe de promotores.

Piá e Bayer doam 4,5 mi litros de leite para entidades beneficentes – “Aberje” – 30/07/2014

Cooperativa Piá e a Bayer realizaram no último dia 18 de julho, a doação de 4,5 mil litros de leite para entidades beneficentes pelo projeto “Muito Leite. Muita Alegria”. A entrega oficial aconteceu durante o maior evento de agricultura familiar do Brasil, o Rural Show, no estande da Agropiá, e contou com a presença do presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny,  e do vice-presidente, Nilson Olbermann, juntamente com o representante técnico de vendas da Bayer, Júlio Cesar Martino, e do gerente regional da empresa, Lidson Guimarães.

Jantar de Gala do Instituto McDonald acontece em novembro

O Jantar de Gala Instituto Ronald McDonald é realizado com muito sucesso em outros países da América Latina e do mundo. No Brasil, o evento teve a sua primeira edição em dezembro de 2009 quando toda a arrecadação foi revertida para a reforma do ambulatório do Hospital do Câncer de Cuiabá (MT). Desde então, o encontro firmou-se como uma das principais fontes de captação de recursos para projetos em prol da cura do câncer infantojuvenil, assim como o McDia Feliz, o Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald e a campanha dos cofrinhos. Em 2013, os recursos arrecadados com o patrocínio de mais de 50 empresas beneficiaram a manutenção das atividades na Casa Ronald McDonald Jahu.




Também nessa Edição nº: 179
Perfil: Antônio Ermírio de Moraes
Artigo: A influência da responsabilidade social corporativa
Notícia: Pacto Global da ONU lança guia de prevenção à corrupção no patrocínio esportivo