O que deu na mídia (edição 178)

app_sphere_news

Para especialistas, a preocupação com o impacto ambiental deve existir desde a concepção de um novo produto – “FIESP” – 03/06/2014

“É preciso entender o ciclo de vida de um produto, criando os que tenham o mínimo impacto na esfera ambiental. Trabalhamos com recursos finitos”, sustentou o designer Guilherme Rodrigues. “O profissional de criação deve trabalhar na interseção entre as esferas econômica, social e ambiental.” Além de reduzir o consumo de matéria-prima e de energia despendida, uma das preocupações de um profissional de design deve ser com o descarte dos produtos. “Precisamos ver o equilíbrio entre o que é necessário e o que estamos produzindo e consumindo sem perceber. E o que a gente pode fazer para atenuar esse impacto”, resumiu Ana Lúcia.

 Departamento de Administração da UFRR promove fórum sobre responsabilidade social – “UFRR” – 03/06/2014

O Departamento de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza na próxima segunda-feira (9) o Fórum Permanente de Administração, com a mesa redonda Responsabilidade Social Corporativa. O evento será às 18h, no auditório do Cadecon, localizado no bloco II da instituição. A mesa redonda será mediada pelo professor Luis Cláudio de Jesus Silva, e terá como debatedores: Pedro Alves Filho (UFRR); Francisco Canindé Bessa, presidente da Associação Agroecológica Hortivida; e Luis Felipe Gonçalves, assessor técnico da Prefeitura Municipal de Boa Vista. O presidente da Associação Agroecológica Hortivida fará ainda demonstração de compostagem de biofertilizante aeróbico. A temática foi escolhida por ser importante nos dias atuais, configurando uma nova perspectiva no campo da Administração, que transita pelos conceitos da sustentabilidade, da responsabilidade social corporativa nas organizações. Compreender essas questões torna-se necessário aos futuros gestores e executivos da atualidade.

 Jovens da Fundação Gol de Letra, do ex-jogador Raí, entram em campo durante partida da Copa do Mundo – “ABERJE” – 28/06/2014

Patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, a Sony realizou o sonho de dois adolescentes: entrar em campo durante o evento mais importante do futebol mundial. Integrantes da Fundação Gol de Letra, dos ex-jogadores Raí e Leonardo, Marcos Petter (15) e Ruan Santos (16) foram convidados especiais da Sony para carregar a bandeira da FIFA durante a abertura da partida entre Coreia do Sul e Bélgica, realizada na tarde de ontem (26) em São Paulo, e válida pela última rodada de grupos da competição. Para apoiar os jovens em um dia tão importante, o craque Raí apareceu de surpresa e encorajou os dois a fazerem bonito dentro do estádio. “Falei para eles aproveitarem ao máximo essa oportunidade que a Sony deu para eles e carregarem a bandeira com segurança porque eu estava de olho neles”, brincou o eterno camisa 10.

 Suvinil apoia revitalização do Centro Comunitário de Jacarezinho, no Rio de Janeiro – “ABERJE” – 16/06/2014

O projeto tem como missão preservar e desenvolver a autoestima, a cidadania, o espaço social e a sustentabilidade da comunidade, buscando facilitar a sua integração social, tornando os envolvidos multiplicadores de um processo maior de transformação. A Suvinil forneceu cerca de 400 latas de Spray Multiuso para a ação, que serão usadas por 60 grafiteiros locais. “A Suvinil é uma marca essencialmente brasileira, e tem grande satisfação em participar de ações que ajudem a melhorar o país. É com orgulho colaboramos mais uma vez com um grande parceiro da marca, Marcelo Rosenbaum, para levar nossas cores e um ambiente mais agradável ao centro de lazer da comunidade de Jacarezinho”, afirma Daniela Tavares, diretora de Marketing da Suvinil.

 Brasilprev leva educação financeira para mais de 48 mil pessoas – “ABERJE” – 05/06/2014

A Brasilprev, uma das maiores empresas de previdência privada aberta no Brasil, investe em programas sociais alinhados à sua missão de viabilizar projetos de vida. Em parceria com a Trevisan Escola de Negócios, a companhia iniciou em 2010 uma ação de disseminação de educação financeira para a sociedade por meio de palestras gratuitas, nomeada Projetos de Vida na Ponta do Lápis. Ao final de sua primeira temporada, concluída em abril de 2014, a iniciativa alcançou a marca de 1.090 palestras, que beneficiaram 48.465 pessoas. Comprometida com a comunidade em seu entorno, a empresa apoia também, via leis de incentivo fiscal, outras ações no município de São Paulo, onde está localizado seu escritório administrativo.

 Hospital Einstein incentiva a visita do amigo fiel – “ABERJE” – 10/06/2014

Receber a visita de seus animais de estimação sempre foi um desejo dos pacientes e seus familiares no Hospital Israelita Albert Einstein. Como o objetivo do Hospital é favorecer a recuperação dos pacientes em todos os níveis: físico, mental, emocional, social e espiritual, decidiu-se transformar essa solicitação numa rotina com procedimentos e regras claramente definidos. Como parte desse programa, o Einstein lança a campanha Meu Pet & Eu, com o objetivo de falar sobre a importância dos animais na qualidade de vida dos pacientes. As fotos mais curtidas enviadas para o Instagram, com a hashtag #meupeteeu farão parte de uma exposição no Einstein.

 Parceria entre Raízen e Instituto Ayrton Sena superam expectativas – “ABERJE” – 10/06/2014

O segundo ano de parceria entre a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, e o Instituto Ayrton Senna superou as expectativas e encerrou o mês de maio com mais de 225 mil crianças e jovens beneficiados pela campanha. O número é 22% superior ao índice alcançado em 2013, que foi de 185 mil crianças. Durante todo o mês de maio, parte da verba de cada litro abastecido com combustíveis da família Shell V-Power foi revertida para as ações do Instituto Ayrton Senna, que trabalha para qualificar o ensino público em todas as regiões do Brasil.

Eletrosul inaugura usina de energia solar – “Ambiente e Energia” – 27/06/2014

A Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, inaugura hoje (27) em Florianópolis uma usina de energia solar acoplada ao prédio da sede administrativa da empresa. O projeto tem 4,2 mil painéis fotovoltáicos instalados em uma área de 8,3 mil metros quadrados no teto do edifício. Apesar de o prédio absorver parte da energia, o objetivo principal não é atender ao consumo da empresa e de unidades vizinhas, e sim vendê-la no mercado livre. “Comercialmente, temos contrato com uma pequena central hidrelétrica que atende à demanda [do edifício da Eletrosul]. Pode ser que a partir de 2015 a gente troque o contrato [passando a atender a toda a demanda local com a energia da usina solar]. Vamos avaliar. Mas, por enquanto, o objetivo é comercializar e divulgar [a tecnologia]. Nas cidades do futuro, haverá muitos prédios assim. Queremos estar prontos para o boom [da energia solar] “, explica Ronaldo Custódio, diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul.




Também nessa Edição nº: 178
Perfil: Denise Barretto
Artigo: Os atuais desafios da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil
Notícia: Shell Iniciativa Jovem entrega Selo para negócios sustentáveis