O que deu na mídia (edição 109)

Leia aqui as principais notícias sobre responsabilidade social e Terceiro Setor

Bancos abrem agências em comunidades – “DCI” – 03/12/2010

“Dois dias após inaugurar uma agência na favela de Paraisópolis, em São Paulo, o Banco do Brasil anunciou que vai abrir até o Natal uma agência no Morro da Baiana, no Complexo do Alemão, no Rio. Dentro da estratégia de abrir agências em comunidades carentes, o BB promete inaugurar ainda este ano uma unidade na Cidade de Deus e em janeiro uma agência na Rocinha”.

Empresas se unem a escolas para desenvolver projetos – “Valor Econômico” – 02/12/2010

“Algumas das melhores escolas de administração dos Estados Unidos começaram a se unir a empresas como Urban Outfitters Inc. e Green Mountain Coffee Roasters Inc. para criar programas em que os estudantes assumem o papel de consultores – a um custo mínimo ou até de graça para as empresas”.

Agência premia bom uso de água em empresas – “DCI” – 01/12/2010

“Hoje à noite, empresas e entidades diversas serão homenageadas pela Agência Nacional de Água (ANA), que promove o Prêmio ANA 2010. A premiação, com início marcado para as 19h30 no teatro da Caixa Cultural de Brasília, considera boas iniciativas de uso sustentável da água no Brasil. São sete, as categorias em disputa: Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Cada vencedor tem direito a um Troféu Prêmio ANA, que é produzido pelo vidreiro Mario Seguso”.

Um impulso para construir uma sociedade melhor – “O Estado de S. Paulo” – 29/11/2010

“A maioria dos brasileiros que nasceu e cresceu no século 20 sempre ouviu a máxima de que o Brasil seria o País do futuro. Ao fecharmos a primeira década do século 21, ninguém mais tem dúvidas de que realmente chegou o nosso momento. Atravessamos um período de aparente estabilidade econômica, onde o grande fantasma da inflação caiu de dois dígitos mensais para um dígito anual. A crise mundial, iniciada em 2008 e que atingiu fortemente a economia americana e os pilares do euro, deixou marcas bem menos profundas por aqui. Enquanto muitas das maiores economias do mundo continuam andando de lado, o PIB brasileiro apresentou crescimento significativo no 1.º trimestre de 2010. Parcela importante da população saiu da pobreza e entrou na camada de consumo. Entre os países do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China – o “B” tem demonstrado resultados mais consistentes”.

Conferência do Clima da ONU começa sem esperança de tratado com metas – “O Estado de S. Paulo” – 29/11/2010

“Ninguém espera que saia de Cancún, durante a Conferência do Clima da ONU (a COP-16), um tratado global com as metas obrigatórias para os países cortarem suas emissões dos gases que provocam o aquecimento global. A crise econômica que atinge a Europa e a falta de uma lei nacional de mudanças climáticas nos Estados Unidos são um grave entrave para as negociações”.

Lula engaveta projeto para unir leis sociais no país – “Folha de S. Paulo” – 29/11/2010

“A CLS (Consolidação das Leis Sociais) deverá ficar de herança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua sucessora, Dilma Rousseff, como mostrou ontem o jornal “O Estado de S. Paulo”. O projeto de lei está pronto e servirá para unificar os programas sociais e garantir legalmente a concessão e reajuste de benefícios. Segundo a Folha apurou, Lula decidiu não enviar ao Congresso a proposta porque não quer criar novas despesas neste ano. Optou por deixar que Dilma estude o impacto orçamentário das medidas e faça ajustes em 2011”.

Bolsa lança ETF da sustentabilidade – “Valor Econômico” – 26/11/2010

“O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que completa cinco anos em dezembro, vai ganhar novo impulso. A BM&FBovespa anuncia hoje o lançamento de um fundo negociado em bolsa, conhecido como ETF (Exchange-Traded Fund), que vai replicar o indicador. A iniciativa tem como pano de fundo vencer o desafio da falta de interesse da comunidade financeira pelo ISE”.




Também nessa Edição nº: 109
Perfil: Roberto Kikawa
Entrevista: Alexandra Pereira Klen
Artigo: Agroenergia: uma oportunidade para integrar o saber e o saber fazer
Notícia: Inpe aponta desafios para a superação das mudanças climáticas
Notícia: São Paulo emite 143 milhões de toneladas de CO2 equivalente, indica inventário
Notícia: Fundação Espaço Eco completa cinco anos e soma mais de 93 mil pessoas atendidas
Oferta de Trabalho: Procura-se (12/2010)