Novo lar

Crianças brincam na reinauguração do Lar da Criança de Brasília

Crianças brincam na reinauguração do Lar da Criança de Brasília

Após reforma, creche do Distrito Federal triplica a capacidade de atendimento

Um batalhão de operários munidos de boa-vontade e de um arsenal de tinta, concreto e fiação elétrica transformou um edifício em péssimas condições em um espaço adequado para atender menores em situação de risco social do Distrito Federal. Trata-se da Lar da Criança de Brasília (LCB), instituição sem fins lucrativos fundada há 40 anos pelo reverendo Isaías de Souza Maciel.

Com as novas instalações, a entidade triplicou a capacidade de atendimento, que passa a ser de 150 crianças por turno. Na instituição, os menores de cinco a 14 anos comem refeições balanceadas, participam de atividades físicas e de aulas de reforço, além de terem atendimento médico. No local há, ainda, auditório, quadra de esportes e biblioteca.

Segundo o arquiteto responsável pela reforma, André Rodolfo, a principal mudança foi na instalação elétrica, totalmente substituída. O chão recebeu cerâmica e os degraus das escadas foram nivelados. Os vidros quebrados foram trocados e as paredes, pintadas. “Havia várias salas desativadas, que, agora, voltam a funcionar. Essas crianças precisam de um ambiente propício que, agora, está muito mais agradável”, destaca.

Mantida principalmente por doações, a instituição não teve condições de arcar com todas as despesas da obra sozinha e uma parceria com o Taguatinga Shopping, que apoiou a reforma por meio dos empreendedores PaulOOctávio e JC Gontijo foi fundamental. “Esse é um projeto concluído, mas o compromisso com a comunidade continua sendo a contrapartida aos resultados desse empreendimento que tem grande destaque na região”, explica Eliza Ferreira, superintendente do shopping. “É uma honra contribuir com uma instituição que faz o bem para muitas crianças”, completa.

Para a entrega das novas instalações da creche, no dia 10 de março, o shopping preparou uma grande festa, com direito a distribuição de pipoca, cachorro-quente e algodão-doce. As crianças também puderam brincar em um pula-pula e em uma piscina de bolinhas. De acordo com Eliza Ferreira, o centro de compras entende que tem um compromisso com a comunidade que frequenta o shopping. “Por isso, oferecemos projetos voltados à saúde e à educação para a população carente. Em 2008, fomos mais longe e implementamos projeto social ‘Crescendo para o Futuro’. A primeira missão foi buscar uma entidade que estivesse envolvida com educação infantil e que precisasse de ajuda”, completa.

Antes de ser reformada, a creche passou por fiscalizações de órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Vara da Infância e da Juventude. Devido às precárias condições físicas, a entidade ficou impedida de funcionar por um tempo.


Lar da Criança de Brasília - Endereço: QNB 15, Avenida Sandu Norte, Taguatinga, Distrito Federal

Também nessa Edição nº: 74
Perfil: Anísio Antônio Izidoro
Entrevista: Kerstin Born
Artigo: Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PM&A) na Responsabilidade Social
Notícia: O que deu na mídia (edição 74)
Notícia: Empreendedorismo juvenil
Notícia: Stihl tem R$ 11 milhões para o social
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2009)