Intercâmbio social (2010/04)

Estudantes americanos trocam experiências com crianças de baixa renda de Aparecida de Goiânia

Estudantes americanos trocam experiências com crianças de baixa renda de Aparecida de Goiânia

Estudantes norte-americanos participam de trabalho voluntário em Goiânia

Para mostrar a jovens estrangeiros a realidade brasileira e os trabalhos voluntários realizados em Aparecida de Goiânia, a ONG Terra Livre promoveu no mês passado, a sexta edição do projeto “Semana da Solidariedade”. O evento contou com a participação de 17 norte-americanos do Estado de Iowa. O objetivo foi proporcionar aos jovens a vivência da solidariedade por meio da participação ativa nas ações desenvolvidas pela entidade.

“Eu tive uma experiencia surpreendente aqui. Eu aprendi muito sobre o mundo e voltarei para casa como uma pessoa mudada. Sei agora que a pobreza existe e é uma realidade para muitas pessoas. As família daqui tem pouco dinheiro, mas muito amor e eu os respeito muito. Acredito que são as pessoas mais fortes que já conheci”, destacou Alix Haguewood, que participou do intercâmbio solidário promovido de 13 a 20 de março.

Realizado uma vez ao ano, o evento tem como meta fortalecer a rede internacional de boas práticas. “A vinda desses jovens tem uma consequência direta na auto-estima dos beneficiados e da instituição como um todo, que se sente fortalecida para seguir com o apoio dos parceiros e colaboradores, na árdua missão de levar justiça social para as crianças e jovens brasileiros”, observou a coordenadora de Desenvolvimento Internacional da instituição, Aline Oliveira Santos. Ainda segundo ela, os estudantes estrangeiros recebem da ONG informações e ferramentas para que possam pensar globalmente e agir localmente, trabalhando em prol de uma sociedade internacional mais igualitária.

Entre os resultados da iniciativa, destaque para a ampliação do atendimento às comunidades onde os projetos do Terra Livre ocorrem, por meio de atividades como a reforma de jardins, pintura das paredes das escolas, consertos nas carteiras, entre outras. “Em termos culturais, a Semana da Solidariedade representou uma experiência única para os jovens participantes, já que eles foram acomodados nas casas das famílias cadastradas na ONG e puderam conhecer de perto os hábitos e costumes brasileiros”, explicou a coordenadora.

O intercâmbio também possibilitou o aprendizado de palavras de outro idioma, brincadeiras regionais, hábitos de higiene, além da importância do voluntariado. A iniciativa beneficiou diretamente 50 crianças atendidas pelas ações da ONG e outras 600 do município goiano. As principais atividades realizadas durante a visita foram: clubes de leitura; palestras temáticas sobre a realidade social brasileira, com foco na comunidade de Aparecida e brincadeiras diversas.

“Na quinta edição do projeto, realizada no ano passado, 20 estudantes norte-americanos vieram à Goiânia. O sucesso da iniciativa pode ser comprovado pelo fato de que oito desses jovens começaram a desenvolver ações de voluntariado nos Estados Unidos, depois da experiência no Brasil, e solidificaram uma filial da organização lá”, concluiu Aline Santos.

Criada em 1997, a Terra Livre é cadastrada oficialmente junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e membro do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás. Tem como missão trabalhar em prol da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Desde a sua criação, cerca de 30 mil jovens foram beneficiados por seus projetos sociais.


Terra Livre - Telefone: (62) 3278-4250

Também nessa Edição nº: 94
Perfil: José de Souza Breves Filho
Entrevista: Fabián Echegaray
Notícia: O que deu na mídia (edição 94)
Notícia: Ceilândia discute o papel da mulher por meio da arte de rua
Notícia: Peritos da terceira idade
Oferta de Trabalho: Procura-se (04/2010)