Instituto Terra Brasilis lança campanha “Decisão Consciente”

Foto-Projeto---Site---Apresentação

O Instituto Terra Brasilis, como parte do projeto Pato Aqui, Água Acolá, patrocinado pela Petrobrás, lança a campanha Decisão Consciente. A campanha busca sensibilizar profissionais de instituições responsáveis por licenciamentos ambientais, por autorizações de obras, do setor turístico ou de qualquer outra atividade potencialmente impactante ao meio ambiente que possam ameaçar a boa qualidade da água, e consequentemente o hábitat do pato-mergulhão, uma das dez aves aquáticas mais ameaçadas de extinção no mundo. Com foco na Serra da Canastra, a ação contará com palestras e reuniões, além da distribuição de materiais informativos, de um vídeo sobre o pato-mergulhão e ações que são desenvolvidas para sua conservação e um DVD com uma seleção das principais leis ambientais brasileiras.

Segundo a presidente do Instituto Terra Brasilis, Sônia Rigueira, a campanha é voltada para empresários, políticos, conselhos de meio ambiente, bem como outros setores da economia, como o de Turismo, que de alguma forma, possam participar ou desenvolver atividades que impactem o meio ambiente. A maior ameaça ao pato-mergulhão é proveniente da destruição de seu hábitat, que são rios de águas limpas, com corredeiras e vegetação em suas margens, por isso é fundamental que estes tomadores de decisão, dos mais variadas setores, estejam bem informados quanto à espécie e as principais ameaças à sua conservação.

“O pato-mergulhão é uma ave aquática rara, ameaçada de extinção e que tem na Serra da Canastra um dos últimos refúgios no planeta. Por ser muito sensível à degradação do meio em que vive, a alteração de seu habitat pode fazer com que a espécie desapareça para sempre”, explica Sônia.

Programa Pato-Mergulhão
Desde 2001, o Instituto Terra Brasilis desenvolve inúmeras ações para garantir a conservação da espécie na região, baseadas em três eixos:

  • Pesquisa científica e monitoramento – cujo objetivo é conhecer melhor a biologia da espécie, bem como suas áreas de ocorrência, aspectos comportamentais, reprodutivos, dentre outros, que possam subsidiar ações de manejo e conservação.
  • Educação ambiental e comunicação – diversas ações são desenvolvidas para públicos diferentes (escolar, produtores rurais e setor turístico, entre outros), apresentando temas relacionados à manutenção do ecossistema, em especial os recursos hídricos, fundamental para a sobrevivência do pato-mergulhão e para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.
  • Sustentabilidade rural – com o objetivo minimizar as ameaças à sobrevivência da espécie, impactada diretamente pelo assoreamento de rios e poluição, são desenvolvidas ações que promovem melhores práticas de uso da terra pelo produtor rural, como cercamento de nascentes e áreas ciliares, adequações de propriedades rurais.

Para saber mais sobre o Pato-Mergulhão, assista ao vídeo abaixo:

Pato-mergulhão – Um patrimônio natural brasileiro from Terra Brasilis on Vimeo.

Terra Brasilis
Rua Bueno Brandão, 405
Santa Tereza, Belo Horizonte
http://www.terrabrasilis.org.br




Também nessa Edição nº: 188
Perfil: Kailash Satyarthi
Entrevista: UHelp
Artigo: A importância da certificação ambiental para seu negócio
Notícia: Centro Marista de Defesa da Infância lança projeto “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar"
Notícia: O que deu na mídia (edição 188)
Notícia: Colégio Padre Machado converte multas da biblioteca em materiais escolares
Oferta de Trabalho: Oportunidades de trabalho