Instituto Arcor Brasil comemorou dez anos em 2014 com ações nas áreas educacional e cultural

Arcor SA espanol Negro BAJA

Instituto Arcor Brasil comemorou os seus dez anos de atividades, lembrados em maio de 2014, com muitas ações nas áreas educacional e cultural. Foram programas e projetos próprios e em parceria, em sintonia com a sua missão institucional de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação.

Em 2014 foi concluída a primeira edição no Brasil do Programa Escola em Movimento, uma ação corporativa do Grupo Arcor também implementada na Argentina e no Chile. O objetivo principal do Programa Escola em Movimento é incentivara vida ativa, por meio do brincar e da recreação no espaço da escola de ensino fundamental.

Na primeira edição do Programa, o Instituto Arcor Brasil deu apoio técnico e financeiro a projetos de treze escolas públicas da região de Piracicaba, no interior de São Paulo. Uma nova edição, para o período 2015-2016, contemplará projetos de 16 escolas da Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco. O Programa Escola em Movimento tem três linhas de atuação: apoio a projetos escolares, formação dos educadores e mobilização de atores.

Como uma atividade vinculada ao Programa Escola em Movimento, foi realizada a Conferência “Brincar por Brincar? Direito, prazer e aprendizado”, que marcou a celebração dos dez anos do Instituto Arcor Brasil, lembrados no dia  25 de maio de 2014.

Em 2014 também foi encerrada a edição do Programa PorAmérica – Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza, iniciativa da RedEAmérica, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. O Instituto Arcor Brasil participou do PorAmérica com o apoio ao projeto “Construindo sonhos através dos recicláveis”, da Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Antônio da Costa Santos”, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas (SP).

Neste ano, teve continuidade o Fundo Comunidade em Rede, iniciativa de apoio ao desenvolvimento de base que resulta de convênio entre organizações do Bloco Brasil da RedEAmérica com a Fundação Interamericana. O Instituto Arcor Brasil apoia, como parte do Fundo Comunidade em Rede, os projetos Teia: Ações Comunitárias Articuladas e Fala Comunidade, em Bragança Paulista, e Maré Alta, em Ubatuba, ambos em São Paulo.

Outra ação em parceria com a participação do Instituto Arcor Brasil em 2014 foi o Programa Amigos do Mar, em conjunto com o Projeto Tamar/ICMBio. Durante o ano, a equipe da base do Tamar, em Ubatuba, litoral de São Paulo, desenvolveu várias ações em educação ambiental e comunitária, com apoio e participação do Instituto Arcor Brasil e Arcor do Brasil.

Na mesma linha de ações em parceria, o Instituto e Arcor do Brasil continuaram apoiando em 2014 o Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil visando formar uma grande aliança contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias.

Duas grandes atrações culturais, de dimensão internacional, tiveram o apoio do Instituto Arcor Brasil no ano em que celebrou a primeira década de atividades. Entre agosto e outubro, o Instituto foi um dos patrocinadores da 12ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba, realizado em conjunto com o 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No dia 16 de dezembro foi inaugurada na Praça das Artes, em São Paulo, a exposição O Mundo Segundo Mafalda, também com apoio do Instituto Arcor Brasil. A mostra sobre a personagem criada pelo argentino Quino permanece até 28 de fevereiro, com entrada grátis.




Também nessa Edição nº: 185
Perfil: Natura
Artigo: Dilemas e desafios de 2015 para a sustentabilidade e as empresas
Notícia: O que deu na mídia (edição 185)