Instituto ambiental do DF apresenta balanço

Com ações nas áreas de licenciamento, gestão de áreas protegidas e educação ambiental, entidade busca impulsionar o desenvolvimento sustentável

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) apresentou balanço referente às ações de 2009. Com uma gestão que contempla licenciamento, fiscalização, gestão de áreas protegidas e educação ambiental, o órgão executor de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no Distrito Federal tem investido para que o DF cresça de forma sustentável. Somente para o “Programa Abrace um Parque”, que atualmente desenvolve ações de revitalização em mais de dez espaços, a instituição destinou recursos superiores a R$ 4,5 milhões.

Os dados divulgados no dia 26 de fevereiro também mostram que o Ibram mantém uma previsão orçamentária de aproximadamente R$ 7 milhões para serem aplicados na restauração das margens do Lago do Descoberto e na recuperação da vegetação original. Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais também marcaram a gestão do instituto no ano passado. Além de intensificar as atividades no período da seca, foi elaborada uma cartilha educativa. Trata-se da publicação “Incêndios Florestais: causas, consequências e como evitar”.

Destaque também para o convênio firmado com o Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília (UnB). Pela parceria, o Laboratório de Monitoramento e Controle Ambiental em Transportes (Lamcat), que integra o Ceftru, utiliza as nove estações de monitoramento do ar do governo local e duas estações da universidade para produzir pesquisas, relatórios e levantamentos de dados semanais. As informações obtidas subsidiarão políticas públicas para o controle da poluição no ar elaboradas pelo instituto.

Outra iniciativa pioneira e inovadora de gestão ambiental implantada pela entidade no ano passado, foi a inauguração da Escola Águas Claras de Educação Ambiental, no parque ecológico dessa cidade. Na unidade são oferecidos gratuitamente cursos e oficinas de papietagem e papel marche, cultivo orgânico de hortaliças em pequenos espaços, reciclagem artesanal, oficinas de teatro, entre outras atividades.

Com foco na educação ambiental, o órgão também promoveu cursos e oficinas temáticas em escolas da rede pública e privada. Promoveu, ainda, o “Projeto do Acervo da Memória Ambiental”, que compila as mais variadas formas de registro sobre o meio ambiente na Biblioteca do Cerrado. São livros, monografias, periódicos, vídeos, fotos, gravações de áudio e patentes.

Recursos hídricos

Já no setor de preservação dos recursos hídricos, destaque para o “Programa Adote uma Nascente” (PAN). Criada em 2002, a iniciativa tem o objetivo de recuperar as nascentes e afloramentos naturais degradadas do DF, além de preservar e conservar as nascentes que mantém suas características naturais. Em 2009 a equipe do PAN iniciou um trabalho inédito para localização, diagnóstico e monitoramento das nascentes da Unidade Hidrográfica de Mestre D’Armas.

O projeto, contemplado em edital público da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP/DF), é o primeiro estudo com registro cartográfico, fotográfico, levantamento de dados específicos como, por exemplo, vazão de água, e diagnóstico da situação de nascentes da região. A previsão de conclusão é julho de 2010.

Ainda em 2009, a Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESEC-AE) e a Estação Ecológica do Jardim Botânico (EEJBB) passaram a integrar um seleto grupo de unidades de conservação brasileiras que têm Plano de Manejo. Os documentos contaram com a participação de organizações da sociedade civil, universidades, instituições públicas, Ministério Público, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, produtores rurais, empresários e a sociedade civil. Todos puderam apresentar sugestões e contribuir para a preservação das unidades.


Instituto Brasília Ambiental - Telefone: (61) 3214-5624

Também nessa Edição nº: 91
Perfil: Gilberto Selber
Entrevista: Solange Bottaro (2010/03)
Artigo: Responsabilidade social e projeto de qualidade de vida nas empresas
Notícia: O que deu na mídia (edição 91)
Notícia: Em busca por emprego
Notícia: Sustentabilidade se aprende na escola
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2010)